MPL 'daily - de dentro para fora

View Original

5 Ferramentas para Elevar o Estado Emocional

INSPIRAÇÃO

5 Ferramentas para Elevar o Estado Emocional

Todas nós, de vez em quando, temos momentos em que nos sentimos completamente sem energia, desmotivadas, um pouco fora de nós! Estas dicas e ferramentas podem ajudar-nos a reencontrar o equilíbrio que precisamos para viver melhor diariamente. Para ultrapassar os momentos menos positivos e as rotinas que nos desgastam precisamos de criar momentos de reflexão e escapes de bem-estar. Por vezes, são simples hábitos que nos permitem ter perspectivas diferentes e mudar um bocadinho a nossa mentalidade.

 

#1 RESPIRE FUNDO.
Muitas vezes, perante uma experiência negativa temos a tendência de: lutar ou fugir desse estado emocional, como se se tratasse de uma situação limite. Respirar fundo ajuda-nos pois a respiração diminui a resposta imediata de fuga ou luta. Por ser enviado mais oxigénio ao cérebro o corpo relaxa, e esta reação física oferece-nos espaço para lidar com as emoções. Comece com três respirações profundas para acalmar o corpo, antes de atuar impulsivamente ou tomar uma decisão.

#2 PRATIQUE A GRATIDÃO.
Crie espaço para agradecer, este é um bom método para mudar a sua mentalidade. Reserve cinco minutos pela manhã e escreva acerca das coisas pelas quais se sente grata, mesmo sobre as mais pequenas, como as que a fazem sorrir - ver o pôr-do-sol, comprar um ramo de flores, caminhar à beira mar… Experimente escrever todos os dias sobre gratidão, acredito que vai sentir diferença no seu bem-estar. Começar o dia com pensamentos positivos é começar com boa energia, as situações fluem logo de outra forma (menos carregada e descomplicada).


#3 FAÇA AS PERGUNTAS CERTAS.
É importante recuar, parar e separar-se da sua mentalidade. Mas o que é que isto significa? Há uma voz na nossa cabeça que muitas vezes nos transmite pensamentos negativos e nos bloqueia. Se perceber que isto é apenas uma conversa mental consigo própria e não uma verdade definitiva conseguirá ter uma outra perspetiva e poderá fazer as perguntas certas: Qual é o pior cenário que pode acontecer nesta situação? Do que é que eu realmente tenho medo? O que estou a evitar?
Converse consigo e seja gentil, veja as inúmeras possibilidades positivas que uma determinada situação pode ter.


#4 CRIE TEMPO E ESPAÇO PARA SI.
A meditação e um diário são duas óptimas ferramentas para nos organizarmos e lidarmos profundamente com as nossas emoções. Geralmente, quando estamos numa fase menos positiva é muito mais difícil pararmos e confrontarmos as nossas emoções. A meditação oferece a clareza e o espaço para estarmos connosco e compreendermos melhor o que estamos a sentir. Dedique dez minutos (se não conseguir mais) por dia para meditar e/ou escrever no seu diário (de gratidão, desabafos, sonhos…). Para ajudar a criar um ambiente mais tranquilizador pode limpar o espaço onde vai meditar ou escrever.


#5 REFLITA E ANALISE.
Esta é a ferramenta mais difícil de aplicar, em que temos que ser sinceras connosco. Uma determinada situação pode estar a inquietar-nos, pode ser tão simples quanto termos feito uma promessa a nós próprias e quebrá-la, uma discussão mal resolvida, uma frustração laboral … Evitar a resolução de problemas ou enfrentar preocupações, conscientemente ou não, pode levar a emoções negativas. Sempre com gentileza, tente resolver o que a incomoda para poder seguir em frente, este é um exercício libertador e reparador do nosso bem-estar.


É importante aceitar que nem sempre nos sentimos super felizes e às vezes mais cansadas: os sinais de tristeza estão presentes por algum motivo. Não tenha medo dos seus sentimentos - é uma oportunidade para aprender, crescer e de desenvolvimento pessoal - para que se sinta bem consigo mesma. Estas são pequenas mudanças que podem fazer toda a diferença! Invista em si, mime-se. Vai sentir-se com mais energia, entusiasmada, criativa e em bem-estar!

See this content in the original post


See this content in the original post