7 Hábitos Matinais que Vão Transformar o Seu Dia
BEM-ESTAR
7 HÁBITOS MATINAIS TRANSFORMADORES
Sei que já todas passamos pelo mesmo: há dias em que acordamos com a cabeça pesada, sem energia, motivação… Em que só nos apetece ficar escondidas debaixo do edredon, sem fazer absolutamente nada. Sabe aquela sensação de adiar o despertador vezes e vezes sem conta? Na verdade, não acha que isso só a deixa ainda mais ansiosa?
Felizmente, esses dias são cada vez menos recorrentes pois fui criando rituais matinais que não só me ajudam a ter a energia que preciso ao longo do dia para ser mais criativa e produtiva, mas também me mantêm muito mais bem disposta e motivada para encarar cada novo desafio. Não vou mentir: claro que há dias em que as manhãs são mais lentas e preguiçosas mas, à medida que fui introduzindo cada um destes pequenos gestos, sinto-me mais relaxada, com uma sensação de calma constante e pronta para abraçar aquilo que me espera.
Da mesma forma que me ajudaram a mim, experimente adicionar estes hábitos na sua rotina matinal. Prometo que não lhe vão ocupar muito tempo logo pela manhã ;) Se aplicá-los todos de uma vez parecer uma mudança demasiado drástica, comece por ir inserindo aos poucos aqueles que fizerem mais sentido para si. Depois só quero que partilhe comigo os que resultam melhor consigo, combinado?
Defina uma hora de deitar.
Deviríamos todas estar a dormir, no mínimo, 8 horas por dia.. Se tivesse de escolher apenas uma prática obrigatória para restabelecer os seus níveis de energia, dormir melhor deveria ser a sua prioridade. Uma boa noite de sono é só o melhor combustível para “restaurar” o corpo e a mente. Tão simples quanto isso, por isso dormir oito horas diárias é meio caminho andado para ter a energia que precisa para encarar o seu dia-a-dia. Se tiver de acordar sempre à mesma hora, procure respeitar a hora a que se deita e evite abrir exceções com frequência. Só estará a enganar-se a si própria pois nada substitui uma boa noite de sono. Antes costumava ter dificuldade em adormecer e isso ressentia-se no dia seguinte: se for também o seu caso, experimente as Gotas Dormir, um extrato hidroalcoólico, 100% natural e biológico, composto por plantas medicinais que ajudam a adormecer rapidamente, de forma muito mais tranquila e sem inquietações. Espero que a ajude tanto como me ajudou a mim.
Beba um copo de água mal acordar.
Este é outro ritual não negociável. O que digerimos logo de manhã tem a capacidade de influenciar o resto do nosso dia e beber um copo de água logo depois de acordar vai ajudá-la a começar o dia com o pé direito. O nosso corpo acorda super desidratado.
Claro que um copo não é suficiente e o importante é que continue a fazê-lo ao longo do dia, bebendo pelo menos dois litros todos os dias. Eu costumo beber um copo de água mal acordo com 4 pipetas cheias das Gotas Detox, que me ajudam a reforçar a hidratação do corpo e contêm todos os minerais que precisamos para manter uma pele, cabelo e unhas fortes.
Mantenha-se longe dos ecrãs pelo menos 30 minutos depois de acordar (e 2 horas antes de dormir).
Se quer começar o dia de forma relaxada e inspirada, é fundamental que se abstenha de qualquer dispositivo pelo menos na primeira meia hora após acordar. Isto tem a ver com o cortisol, pois a luz que os ecrãs emitem prejudica nosso sistema hormonal, pele e olhos. Eu comecei a usar óculos que bloqueiam os raios prejudiciais. Tenho uns para o dia e outros para a noite. Se quiser saber mais sobre este assunto, pode ler este post.
Faça antes algo que a mantenha tranquila e feliz. Eu opto por meditar, beber um chá relaxadamente. Se, ainda por cima, vai passar o dia em frente ao computador, porquê antecipar essa necessidade e ocupar este período de tempo tão curto que tem para si logo de manhã já mergulhada em tecnologias?
Deixe que seja a luz do dia a acordá-la.
Sei que nem toda a gente se “habitua” a esta prática, mas acordar com os primeiros raios de sol em vez do despertador é algo que me acalma bastante e me deixa bem mais tranquila ao longo do dia. Acredito plenamente que este “despertador natural” é um método bem menos agressivo para a nossa saúde mental.
Eu tenho um despertador interno, durmo sempre as minhas 8 horas e acordo tranquila e preparada para o dia. Opto por deixar as persianas ligeiramente abertas para deixar a luz entrar naturalmente - nada de acender luzes pois vai novamente afetar o nossos níveis de cortisol, que vai inevitavelmente trazer stress para o nosso dia.
Medite durante 10 minutos.
Eu medito por 40 minutos todos os dias. Faz toda a diferença! Acalma a mente e traz-me mais força, alegria e criatividade durante o dia. Também me traz paciência e compreensão. Eu gosto de escolher meditações que tenham a ver com peças do puzzle que me faltam e opto sempre pelo metido de Kundalini.
Inicialmente achava que seria impossível “arranjar” tanto tempo logo de manhã para meditar! Na verdade, durante muito tempo nunca foi uma prioridade... Era fácil “cair na preguiça”. Mas desde que reparei nas diferenças que traz para a minha vida nunca mais falhei. Tenho é de me deitar cedo (que adoro) e acordar cedo: deitar-me cedo faz com que às 6 da manha já tenha dormido as minhas 8 horas diárias.
Se não sabe por onde começar, as meditações guiadas são uma boa opção – há dezenas de vídeos, livros ou apps sobre o assunto, faça uma pequena pesquisa e experimente! Ao início pode parecer estranho, mas quando começar a entrar no ritmo, já não vai conseguir saltar esta parte do seu dia!
Encontre o seu mantra matinal.
Ter objetivos e ambições estimula-nos e é essencial para nos desafiarmos todos os dias. Criar uma espécie de mantra logo pela manhã, que nos dê força e confiança, foi algo que me ajudou a enfrentar o dia com outros olhos, de cara lavada e com uma atitude mais positiva.
Eu pessoalmente gosto de ter uma espécie de diário e antes de meditar (ou depois) escrevo as meditações que vou fazer e escrevo 3 coisas que quero que aconteçam durante o dia - prioridades e 3 coisas pelas quais me sinto grata (como ver a lua enquanto medito, poder estar com os meus filhos todos os dias, e por vocês que estão ai desse lado 🖤).
Mas pode ser tanta coisa – repita uma frase motivadora algumas vezes em frente ao espelho ou escreva duas ou três coisas pelas quais está agradecida ou que gostaria que se concretizassem ao longo da semana. Se isto lhe parecer demasiado “esotérico e estranho”, não precisa de ir tão longe – leia uma página de um livro inspirador ou ouça uma música que adora. Há gestos muito simples que conseguem dar um “boost” gigante de energia ao nosso dia!
Nutra o seu corpo e a mente.
Comece o dia por ingerir alimentos que lhe vão dar a energia que precisa! Eu gosto de variar os meus pequenos-almoços mas nem por isso abdico de certos ingredientes como a proteína, os “verdes” ou as plantas medicinais pois sei que são essenciais para o meu bem-estar ao longo do dia. Por exemplo, seja para umas papas de aveia ou simplesmente para um batido, não dispenso duas colheres da sobremesa da Super Feminina, esta é a mistura perfeita para quem se sente cansada mal acorda, com falta de motivação, muita fome durante o dia, ou quer simplesmente equilibrar o sistema hormonal. Contem uma combinação explosiva que a vai ajudar a energizar, desintoxicar, aliviar o stress e até controlar o apetite ao longo do dia. Tudo aquilo que precisamos, não é verdade?