É Verdade que o Cacau nos Relaxa?
BELEZA
CACAU CRU: FIQUE MAIS CALMA E BEM-DISPOSTA
Há algo de muito reconfortante numa bebida de cacau quentinha. Se calhar por nos fazer lembrar o chocolate quente da infância (que muito pouco tinha de cacau), mas também por razões mais científicas que comprovam que o cacau realmente nos relaxa e estimula a produção de hormonas de prazer. Não foi ao acaso que o escolhi para uma mistura chamada Calma.
RELAXAR E DORMIR MELHOR
A verdade é que o cacau é o alimento em todo o planeta com o conteúdo mais alto de magnésio, conhecido como “mineral do sono”. Níveis baixos de magnésio podem afetar a quantidade e qualidade do nosso sono. Este mineral também é importante para reparar os músculos, neutralizar toxinas do organismo, regular a nossa sensibilidade à dor, fortalecer ossos e dentes, entre muitas outras coisas.
O cacau cru é rico também em triptofano, um aminoácido que estimula a produção de serotonina no nosso cérebro - um neurotransmissor que atua ao nível do humor, das nossas emoções, do apetite, da digestão, memória… O triptofano é sensível ao calor, portanto escolher cacau cru é a garantia de que mantemos a sua presença e importante função.
“COMIDA DOS DEUSES”
O cacau é rico num alcaloide chamado teobromina, uma palavra de origem grega que junta deus (theo) e comida (brosi). Este composto, também encontrado nas folhas da planta do chá por exemplo, é conhecido por ter efeitos anti-aging e anti-inflamatórios, reduzir a pressão sanguínea, proteger as células do stress oxidativo, proteger o sistema cardiovascular e aumentar os níveis de bom colesterol.
Ao contrário do que se costuma pensar, o conteúdo de cafeína (também um alcaloide) do cacau é mínimo. Na verdade, tem duas vezes mais teobromina. Portanto, não tem o impacto estimulante ao nível do sistema nervoso que a cafeína tem. Afeta sim o sistema cardiovascular, estimulando o funcionamento do coração e a circulação sanguínea. Costuma dizer-se também que o cacau é afrodisíaco. Na verdade, tem uma grande quantidade de feniletilamina, um neurotransmissor conhecido como “hormona da paixão” e daí os seus efeitos positivos no nosso bem-estar.
Agora percebem melhor porque escolhi o cacau para ser a estrela da Mistura Calma, ao lado de adaptógenos protetores como reishi, ashwagandha e shatavari. Este ano foi particularmente desafiante para todas, arrisco-me a dizer, e é importante sabermos parar e cuidar de nós. Para mim, beber uma chávena quente com todos os poderes do cacau cru é sem dúvida uma das formas mais deliciosas e eficazes de o fazer.
Deixo aqui uma receita para poder relaxar e dormir melhor, ou beber durante o dia e passar por cima de qualquer stress ou ansiedade que possa estar a sentir!
Ingredientes
Para 2 doses
1 chávena de água quente
1 chávena de leite quente, o que mais gostar
2 colheres de chá de CALMA
1 colher de chá de ghee ou óleo de coco (opcional, mas ajuda a nutrir a mente e a acelerar o metabolismo)
Preparação
Aqueça a água e leite juntos numa panela pequena.
Verta para um copo liquidificador e junte os restantes ingredientes. Bata até obter uma mistura bem cremosa e com aquela espuma boa por cima.