MPL 'daily - de dentro para fora

View Original

Como Reforçar o Sistema Imunitário

BELEZA

Como Cuidar do Estado Mental, Físico e Reforçar a sua Imunidade

Uma alimentação equilibrada e saudável é essencial para mantermos o nosso sistema imunitário forte (= manter o bom humor, a energia, a saúde e melhora o nosso bem-estar). Além da alimentação, há práticas diárias que nos ajudam a fortalecer o nosso estado emocional e que nos prepara para combater o stress que tanto interfere com o nosso sistema imunológico.

LIFESTYLE E O SISTEMA IMUNITÁRIO

MOVIMENTE-SE DIARIAMENTE | O exercício físico apoia os pulmões e previne infeções respiratórias. Faça caminhadas diariamente e pequenas corridas, dance ou pratique yoga, - não se esqueça dos alongamentos. Faça exercício na sua sala de estar. Mexa a linfa e ponha as endorfinas a saltar!

APOIE O SISTEMA LINFÁTICO | Além do exercício fisico, outras formas de mexer a linfa inclui auto-massagem, saltar num trampolim, ou mudar a temperatura do corpo e passar de um banho frio a quente. A exfoliação a seco também ajuda a apoiar o sistema linfático que protege o nosso corpo de infeções e doenças.

DURMA O SUFICIENTE | O sistema imunitário precisa de descanso. Tente dormir entre 7 a 8 horas, desligue e relaxe nas horas que antecedem a hora de dormir, faça o seu ritual antes de ir para a cama (colocar o telemóvel em modo avião, fazer o seu ritual de beleza).

PASSE TEMPO NA NATUREZA | Alinhe-se com o ritmo da natureza é uma boa forma de trazer a vida natural para as nossas vidas e encontrar serenidade. Pode ser dar um passeio ou fazer uma caminhada nas montanhas ou encontrar um parque perto da sua casa e relaxar. Caminhar à beira-mar é também super relaxante e revitalizante. Se vive na cidade, também pode ser sair um pouco para caminhar durante uns minutos e conectar-se com a paisagem e os sons enquanto sente a brisa.

O DUCHE | A exfoliação vai permitir que estimule a circulação sanguínea e o sistema de drenagem linfática, que relaxe e se sinta mais leve. Limpar toxinas, libertar-se da sujidade do dia e do stress, este é um momento que pode e deve ser um momento seu.


ALIMENTAÇÃO

UMA ALIMENTAÇÃO RICA EM NUTRIENTES que inclua fruta, vegetais e superalimentos é uma boa forma de manter o sistema imunitário forte durante todo o ano. Vitaminas, micronutrientes e minerais mantêm o sistema a funcionar optimamente.

MANTER-SE HIDRATADA é essencial. Beba muita água durante o dia. Pelo menos ½ do peso do seu corpo em litros.

NUTRA-SE com muitas folhas verdes e muitos alimentos ricos em vitamina C. Evite açúcar, álcool, cafeína em excesso e lacticínios.


DICAS BÁSICAS PARA NUTRIR O SISTEMA IMUNITÁRIO:

COMER EM ARCO-ÍRIS | Faça uma alimentação com diversos e coloridos vegetais e frutas é uma forma de assegurar que está a consumir os ingredientes que precisa. Preencha o prato, em cada refeição, com as mais diversas cores.

LEMBRE-SE DE REDUZIR + ELIMINAR | Álcool, comidas processadas, fritos, excesso de cafeína (que aumenta o stress do sistema nervoso/ansiedade) e excesso de açúcar devem ser todos reduzidos ou eliminados completamente. Estas comidas provocam inflamação e diminuem a imunidade.

REFORCE | Sopas, caldos, chás de ervas e muitos alimentos quentes são uma óptima opção para proteger o sistema imune.


SUPERALIMENTOS PARA INCLUIR NA ALIMENTAÇÃO:

Agentes naturais + Antivírus: Alho, gengibre, curcuma, salsa, coentros, mel orgânico cru e propolis.

Alimentos ricos em Vitamina C: limão, laranja, kiwi, salsa, couve kale, brócolos, coves de bruxelas.

Caldos: de osso, vegetal, miso, ervas e algas marinhas.

Sopas: Canja de galinha, caril… Podem ser reconfortantes, nutritivas e fortalecedores do sistema imunitário.

Ervas frescas: A salsa e o coentro estão carregados de clorofila e vitaminas. Adicione-os às suas saladas, sopas, vitaminas, sumos e molhos.

Alimentos ricos em clorofila: Couve, acelga, espinafre, salsa e agrião.

Probióticos e fermentos: 30 a 60% do nosso sistema imunológico vive no nosso intestino. Experimente incorporar na sua dieta: chucrute, miso, kefir, kimchi, iogurte de coco e kombucha com baixo teor de açúcar.

Alimentos prebióticos: Fontes de fibra incluindo sementes de linhaça moídas, sementes de chia, alcachofra, maçãs, espargos, bananas, folhas de dente-de-leão e raiz de chicória.

Ervas culinárias: Tomilho, salva, alecrim e oregãos. Todos eles apoiam a imunidade através de ações antimicrobianas, antibacterianas e antivirais. Adicione-os a sopas, refugados e a outros cozinhados a seu gosto.

Alimentos ricos em vitamina A: Fígado, salmão, óleo de fígado de bacalhau, couve, batata-doce, abóbora, couve, cenoura, acelga, espinafre, alface romana, papaia e toranja.

Alimentos ricos em vitamina E: Amêndoas, sementes de girassol, avelãs e vegetais de folhas verdes.

Alimentos ricos em ZINCO: Frutos do mar, legumes, grãos inteiros, sementes e ovos.

Chá verde: É repleto de flavonóides, um antioxidante poderoso.

Gengibre: É antiviral, anti-inflamatório e rico em antioxidantes.

Reishi, Chaga e Cordyceps: são cogumelos medicinais que ajudam a construir as células sanguíneas e são antibacterianos, antifúngicos e antivirais.


Ouça o seu corpo: crie momentos para relaxar e escolha alimentos que nutrem e protegem o seu organismo. Cuide de dentro para fora.



See this content in the original post