Desbloqueie a Sua Criatividade!
BEM-ESTAR
DICAS DE COMO EXPLORAR O SEU LADO MAIS CRIATIVO E SENTIR-SE MAIS ATIVA
Nos últimos tempos, tenho pensado muito no quanto a minha criatividade influencia todos os campos da minha vida: seja no meu trabalho, em casa com os meus filhos, ou com os meus amigos. Esta é uma parte muito marcante da minha personalidade e que gosto cada vez mais de explorar. E há uma coisa muito importante: ser uma pessoa criativa não significa necessariamente que tenha de trabalhar em áreas ligadas, por exemplo, às artes. A criatividade está presente nas mais pequenas coisas e deve explorá-la. Garanto-lhe que a vai ajudar mais do que aquilo que pensa!
É certo que nem todos os dias são bons dias. E a criatividade (como tantas outras coisas) é muito influenciada pelo nosso estado de espírito. Por outro lado, também acredito que a exploração da nossa criatividade tem um grande peso na maneira como nos sentimos. Portanto, para mim, criatividade e bem-estar andam sempre de mãos dadas!
Como considero que o nosso lado criativo é essencial, mas percebo que nem sempre sabemos como explorá-lo, aqui ficam algumas dicas do que costumo fazer para desbloquear a minha criatividade:
Passar algum tempo comigo mesma.
É nestas alturas que as “ideias” me aparecem! Se não tivermos paradas o tempo suficiente para “apanhar” essas ideias elas não surgem. Por isso é que valorizo, e muito, o tempo que passo sozinha. É quase uma necessidade para mim e para o meu trabalho, só nesses momentos de calma, de paz de espirito é que me apercebo que ha tanta coisa que quer nascer por mim se eu deixar.
A meditação é chave, para acalmar a mente, e é sobretudo nestas alturas que quase que aparecem fragmentos de potenciais na minha cabeça. mas há algo que me ajuda muito e que sinto necessidade de fazer algumas vezes por semana - sair sozinha para dar um passeio a pé, perto do mar ou no meio da natureza, sem me apoiar num podcast ou musica. Faço questão de ter o telefone desligado para poder OLHAR bem para o que me rodeia, e assim aprender a ler as mensagens que a natureza nos tem para dar. Ótimo, também, para respirar fundo e deixar as ideias fluírem.
Beber a minha dose de Foco ou Criatividade todas as manhãs, ou sempre que necessitar. Ambas contêm uma mistura de plantas medicinais e matcha aumenta a concentração e ajuda-nos a ficarmos mais focadas, melhorando a produtividade. É muito mais eficaz do que uma chávena de café. Esta mistura pode e deve ser tomada sempre que se sentir mais preguiçosa, com menos atenção e foco. Perfeita para aquela altura depois do almoço em que voltar ao ritmo da manhã parece tão distante. Por isso, se tem tendência a distrair-se depois do almoço, experimente tomar 1 colher de chá de Foco, misturada com leite vegetal ou água quente. Eu gosto de bater numa batedeira e no escritório uso uma coisa destas. Ajuda a dissolver e ficar com aquela espuminha boa!
Se for adepta de proteína, pode acrescentar ao seu batido duas colheres de sobremesa da Proteína Criatividade, que contém os mesmos benefícios, mas com a adição de proteína. Eu, confesso, estou viciada neste batido!
Conversar com uma amiga. É tão bom podermos trocar ideias com outras pessoas. Não é por defender a importância de passarmos tempo sozinhas que retiro valor ao tempo que passamos com os outros. Bem pelo contrário. São momentos diferentes e retiramos de ambos coisas extremamente valiosas. Convide uma amiga para dar um passeio e se tiver com alguma ideia a fervilhar dentro de si partilhe com ela! A partilha é super importante para o desbloqueio da nossa criatividade. Eu tenho sorte de ter esta estrelinha na minha vida.
Sair da minha zona de conforto. Porque não experimentar um workshop criativo que nunca tenha experimentado? Hoje em dia há imensas oficinas criativas, de diferentes artes e ofícios, super estimulantes, e que nos ajudam a ir a lugares onde nunca pensámos ir.
Viajar! Acho que esta é realmente uma das minhas maiores fontes de inspiração. Às vezes nem precisa de planear uma viagem para muito longe. Basta programar um fim de semana a poucos quilómetros de casa. Pense num lugar bonito, onde possa passar tempo ao ar livre. Sair de casa, ver coisas diferentes daquelas que vemos todos os dias, é essencial para desbloquear a nossa criatividade.
SOS. Quando estou a sentir-me mesmo com falta de concentração e motivação tomo umas Gotas Foco. São um extrato concentrado de plantas medicinais em estado líquido, por isso são super fáceis de tomar (e de levar para onde quer que for). Eu gosto de tomar 2 a 4 pipetas cheias diretamente na boca, mas pode tomar misturadas num copo de água ou outro líquido que goste, desde que não esteja excessivamente quente. Pode tomar estas gotas diariamente. São especialmente eficazes se tomar depois do almoço, quando dá aquela quebra.