O Poder do Som: Frequências Binaurais
BEM ESTAR
TERAPIA DAS BATIDAS BINAURAIS
As frequências binaurais fazem parte da minha vida e acompanham-me já há alguns anos.
E o que são frequências binaurais? Basicamente são uma música um bocadinho esquisita para ouvir enquanto trabalha… tenta relaxar… ou quer manifestar alguma magia na sua vida. São uma ilusão auditiva, uma forma de terapia de ondas sonoras em que o ouvido direito e o ouvido esquerdo ouvem dois tons de frequência ligeiramente diferentes, identificando-os como apenas um som totalmente original. Este terceiro tom chama-se frequência binaural. E quando esse terceiro tom está no intervalo de .1-50 HZ, acredita-se que essas frequências estimulam reações de cura no nosso cérebro que levam a diferentes estados perceptivos, motores e cognitivos.
Eu sinto que têm um efeito mágico e conduzem-me ao estado de espírito que preciso num determinado momento. É uma forma de interiorizar intenções e equilibrar também as nossas emoções (que em tantos momentos são difíceis de balancear, controlar).
A Terapia Binaural é reconhecida como uma forma de tratamento com ondas sonoras e que está relacionado com mudanças de estado de consciência. Existe todo um espectro de batidas que influencia o nosso cérebro e que nos ajudam em momentos de ansiedade ou stress, para aumentar a nossa concentração ou aprofundar o nível de meditação. Estes sons criam uma atmosfera especial e são até compreendidos pelo nosso cérebro como um terceiro som.
Antes de avançar com alguns breves dados científicos, partilho que a relação que mantenho com estes sons é também muito pessoal e íntima. Mas considero que estas batidas permitem-nos criar um espaço seguro, estimular a nossa mente e impulsionar o nosso bem-estar.
Os cientistas acreditam que essas mudanças ocorrem porque as frequências binaurais ativam sistemas específicos dentro do cérebro. Um eletroencefalograma (EEG) que registou a atividade bioelétrica cerebral de pessoas a ouvir frequências binaurais mostraram que o efeito no corpo variava de acordo com o padrão de frequências utilizado.
Estas frequências podem, de facto, incentivar funções imunológicas, facilitar o relaxamento, melhorar o humor e contribuir para aliviar o stress.
As 5 categorias conhecidas de padrões de frequências incluem:
Beta 14-100 Hz | Frequências binaurais no padrão Beta ajudam a promover a concentração e o estado de alerta. No entanto, se ouvida durante muito tempo na frequência mais alta, pode aumentar a ansiedade.
Gamma 30-50 Hz | As ondas cerebrais em estado Gama têm uma frequência mais rápida. Gama tem sido considerado o padrão que é capaz de ligar e organizar informações de todas as partes do cérebro. É a frequência que traz consigo a capacidade de processar grandes quantidades de informação em pouco tempo. Pense em Gama como se fosse um upgrade do processador no seu cérebro.
Infelizmente as ondas Gama não têm tido a atenção merecida e há poucos estudos sobre elas…
Alpha 8-13 Hz | Estas são ondas de frequência mais baixas que incentivam o relaxamento: colocam-nos num estado em que não estamos focados no nosso pensamento e deixamos a nossa mente relaxar e divagar - como quando meditamos ou sonhamos acordados. As ondas cerebrais Alfa também estão presentes em tarefas mais rotineiras, que fazemos automaticamente, como quando cozinhamos, tomamos banho ou nos maquilhamos por exemplo. Alfa é considerada a ponte entre o nosso consciente e o subconsciente.
Theta 4-8 Hz| Associado ao sono na fase REM (movimento rápido dos olhos), meditação e criatividade. As ondas Theta são usadas para meditação há séculos: é comum a pessoa sentir-se em transe, como se a sua mente estivesse adormecida, embora esteja consciente do que está a acontecer à sua volta. Theta induz uma capacidade prolongada de sonhar acordada, ao ponto de perdermos a noção do tempo.
Para além disso, também propicia a visualização e criatividade e leva a mente a um estado bastante receptivo à hipnose. Tal como em Alpha, também em Theta ambos os hemisférios do cérebro estão sincronizados o que faz com que utilizemos toda a sua capacidade.
Delta .1-4 Hz | A mais lenta das frequências, Delta ocorre quando estamos em sono profundo, quando nem sonhamos. Estas ondas são extremamente benéficas para o corpo, porque permitem a sua regeneração. No estado Delta, libertamos hormonas de anti-envelhecimento, como a melatonina e DHEA. Também produzimos mais hormonas do crescimento humano (HGH) durante este estado, pois ocorre a estimulação da glândula pituitária. A HGH é responsável por manter a pele, a densidade óssea, a cartilagem e as articulações em bom estado bem como por acelerar a cicatrização de lesões articulares e cartilaginosas. Pode também ajudar a curar a dor física.
Em quantidades saudáveis, as frequências Delta contribuem para uma maior empatia, compreensão e compaixão pelo outro.
Por que não experimenta? Eu costumo escolher uma frequência e deixá-la tocar pela casa, especialmente quando estou a trabalhar. Escolho a frequência que me vai ajudar a alcançar o estado que procuro.
Deixo aqui alguns para experimentar :
Beleza Pura + Rejuvesnescimento