Máscaras: 5 Dicas Para Evitar Problemas de Pele

mascara.jpg

BELEZA

CUIDADOS A TER PARA EVITAR O NOVO MASKNE

Quase todos os tipos de pele sofrem os efeitos do uso prolongado de máscara protetora, mas sobretudo as mais sensíveis ou oleosas. Ao respirarmos dentro da máscara, acumulamos humidade e a pele não respira. Juntamente com a fricção do tecido ou plástico, podemos ver a pele ficar mais irritada, com borbulhas, pontos negros ou acne (o novo “maskne”), e sem o seu brilho habitual.

Mais do que nunca, devemos redobrar o cuidado que damos à pele do nosso rosto. Estes são os passos essenciais na sua rotina diária para minimizar os efeitos do uso prolongado de máscara.


Limpeza Facial

Ritual essencial, de manhã e à noite. É a forma mais simples de descongestionar os poros, libertá-los de sujidade e toxinas acumuladas, prevenindo o aparecimento de borbulhas ou oleosidade. 

O meu conselho é a limpeza com a toalha facial de algodão biológico e um sérum, tal como explico neste vídeo. Tem uma textura suave e sabe mesmo bem encostá-la ao rosto. Pode parecer estranho limpar a pele com um óleo, mas é mesmo a forma mais eficaz de remover sujidade sem prejudicar o microbioma da sua pele, ao mesmo tempo que a hidrata profundamente. E não tenha medo de hidratar a pele por tê-la oleosa. Deve hidratá-la na mesma - só tem de escolher os produtos certos que não congestionem os poros. Também ajuda a prevenir irritações devido a fricções com a máscara. Para peles oleosas, sensíveis e acneicas, aconselho o Sérum Repara

Hidratação

Se, após a limpeza, sentir necessidade de reforçar a hidratação, então sugerimos que aplique o Bálsamo Regenera: anti-inflamatório, calmante e verdadeiramente hidratante. Tanto o Regenera como Repara contêm óleo essencial de tansy azul, conhecido pelas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, eficazes a reverter problemas de pele, desde acne a rosácea.  

Exfoliação

Se realmente passar muitas horas de máscara e em ambientes muito saturados, pode considerar uma exfoliação facial, até duas vezes por semana. Aconselho o Estimula, à base de matcha, ou o Brilha, à base de rosa e coco. Ambos ajudam a reduzir inflamações, a limpar e hidratar a pele, ajudando a manter o brilho natural que a máscara tende a fazer esmorecer. 

Cuide das suas mãos


Parece insignificante, mas a verdade é que, quando estmaos sem máscara, pomos constantemente as mãos à cara - então se sentirmos que temos borbulhas, não conseguimos parar de mexer. E a verdade é que o sistema nervoso aumenta a probabilidade de ficarmos com estes tiques. Uma das principais causas do acne é uma bactéria chamada propionibacterium, presente em todo o corpo, incluindo nas mãos.

Lavar e desinfetar as mãos é palavra de ordem, tanto pela sua pele como pelo risco de contágio, e deve optar por sabões naturais e desinfetantes que também tenham propriedades calmantes e hidratantes, para não serem totalmente abrasivos, como acontece com o gel desinfetante Purifica


Use máscaras de fibras naturais e respiráveis

Sempre que possível (e sabemos que agora as regras estão a mudar relativamente a máscaras comunitárias), opte por máscaras de tecidos naturais, biológicos e respiráveis. Não se esqueça de lavar as suas máscaras após cada utilização, de preferência com detergentes livres de químicos. Se respira dentro de um tecido durante horas do seu dia, deve tentar garantir que está nas melhores condições possíveis.