MOQUECA de CAMARÃO e desabafos sobre cansaço (com boas dicas)

RECEITAS

MOQUECA DE CAMARÃO e desabafos sobre cansaço

Já não me lembro de fazer moqueca.. vaga ideia de ser pré-Gracinha quando vivíamos na Praia d’el Rey.

Ontem depois de uma bem merecida caminhada deu-me vontade de fazer moqueca. Fiz uma lista e lá fui eu (infelizmente ao shopping que estava a abarrotar de gente). Isto tudo para comprar camarão selvagem cru - que significa que tem casca e ia precisar de ser arranjado quando chegasse a casa.

E lá foi… a Gracinha achou piada e esteve-me a ajudar a descascar e limpar o camarão. É impressionante como o tempo voa quando fazemos algo com quem amamos.. até tirar a tripa dos camarões !

Mas o porquê da moqueca? Porque tenho lido muito sobre como é realmente importante permitirmos à nossa pessoa descansar.. para podermos ser mais criativos. Eu estou numa fase em que ando a roçar o limite.. limite da paciência, do esgotamento, do cansaço físico e mental.. e porquê? Porque faço algo que amo, e sinto que é a minha obrigação - estar sempre presente, dar o litro sempre e trabalhar non stop 24hrs por dia seja no lab, escritório ou em casa.

E comecei a ler a maravilhosa Brené Brown - no seu livro The Gifts Of Imperfection. E lá está no capítulo 7 “Letting go of Exhaustion as a Status Symbol and Productivity as Self-Worth”. E de repente fez-se luz! É disto que sofro, de tentar por todos os meios possiveis, não parar para me sentir produtiva.. para sentir que sou valida neste mundo. Ela fala sobre “cultivar brincadeira” .. no fundo aprender a brincar, a relaxar, a perceber que é necessário esse escape para podermos voltar “renovadas”. Então voltei a um amor antigo - à cozinha.. a cozinha por inspiração, por vontade interna .. que deu nos pratos deste fim‑de‑semana (também houve um bolo.. e que bolo!!) .

Mas aqui falo sobre moqueca de câmara selvagem :)

Por isso se se sente meia em baixo .. cansada..que tal voltar à cozinha e fazer algo que não seja em modo piloto automático (o meu grande erro cozinhar somente o que eles querem- o que torna a minha alimentação muito seca) e cozinhar algo maravilhoso para nós? E para quem amamos!?

Aqui fica a receita, espero que gostem!

Ingredientes

Serve 6

  • 1kg de camarão selvagem arranjado

  • Sumo de 2 a 3 limas

  • 2 c sopa de azeite

  • 2 cebolas cortadas em rodelas

  • 4 dentes de alho picados

  • Talos de 1 molho de coentros picados

  • 2 tomates cortados em pedaços

  • 1 pimento vermelho sem sementes cortado em rodelas

  • 1 pimento verde sem sementes cortado em rodelas

  • 2 frascos de leite de coco (200ml cada)

  • 1 c sobremesa de óleo de Dendê

  • Coentros picados

Preparação

Colocar os camarões arranjados numa tigela, tempera com o sumo das limas, sal e pimenta a gosto. Reservar no frigorifico enquanto cozinha.

Aquecer o azeite numa panela grande. Quando estiver quente juntar a cebola e deixar refogar ate começar a ficar dourada e translúcida. Juntar o alho picado e talos de coentros picados. Mexer bem e deixar cozinhar por mais 1 a 2 minutos ate começar a cheira bem.

Juntar os tomates e pimentos. Deixar cozinha ate começarem a amolecer. Juntar os camarões (e qualquer sumo de lima que fique na tigela), o leite de coco e o +oleo dendê. Deixe levantar fervura, prove e ajuste tempero com sal se necessário. Cozinhe ate os camarões estarem cozinhados. Retire do lume. Junte bastante coentros picados e sirva com arroz branco.