O Que Vou Cozinhar Neste Natal
BELEZA
AS RECEITAS DO MEU NATAL
Sou uma pessoa de hábitos e há receitas que nunca falham no meu Natal. Algumas minhas, outras que fui colecionando ao longo dos anos e ficaram nas preferidas da família. Vou partilhá-las consigo para que possa também partilhar com as pessoas de quem mais gosta. Espero que goste!
PERU ASSADO
É sempre o almoço de dia 25 do nosso Natal e a receita é sempre a da minha avó. O segredo está na salmoura em que o peru fica de molho. É o que lhe dá sabor e também torna a carne menos seca. Não há ninguém que não goste desta receita e tem aquele sabor especial por ser uma receita que passou de geração em geração.
Ingredientes
1 peru inteiro, limpo
1 litro de água
1 chávena de sal
2 garrafas de martini rosso
6 limões
6 laranjas
6 tangerinas
8 cebolas
4 a 6 cabeças de alho inteiras
10 folhas de louro
2 colheres de sopa de grãos de pimenta preta
Manteiga para untar o peru
Ramos de alecrim, sálvia e folhas de louro para rechear o peru
Preparação
Arranje uma bacia ou outro recipiente suficientemente fundo - o peru vai ter de ficar submerso com a salmoura. Coloque a água e o sal numa panela. Leve ao lume para aquecer levemente e dissolver o sal. Retire do lume e deixe arrefecer.
Coloque o peru limpo na bacia. Parta as cebolas em gomos e cada cabeça de alho ao meio, esmagando ligeiramente. Para 4 limões, tangerinas e laranjas em gomos e esprema o sumo de alguns pedaços para dentro do recipiente. Coloque tudo na bacia e junte também as folhas de louro, de sálvia, os ramos de alecrim e os grãos de pimenta.
Junte o martini e a água com sal que preparou, quando já não estiver quente. Se o peru não ficar submerso, junte água até o cobrir. Deixe o peru marinar entre 24 a 48 horas.
Para cozinhar o peru, pré-aqueça o forno a 180ºC e forre uma assadeira com papel vegetal. Coloque o peru na assadeira e unte-o com manteiga. Recheie com os gomos de citrinos que sobraram e com ervas frescas. Não encha totalmente para poder circular ar e cozinhar bem a carne.
Tape o peru com folha de alumínio e leve ao forno. Deve assar 25 minutos por cada quilo, por isso faça as contas conforme o tamanho do peru que cozinhar. 45 minutos antes do fim, retire a folha de alumínio.
Para verificar se o peru está bem cozinhado, espete uma faca na parte mais gorda do peru, as coxas. Se os sucos saírem limpos, está pronto. Com cuidado, levante o peru com umas pinças e deixe o líquido do interior escorrer para a assadeira. Coloque-o numa travessa coberto com duas folhas de alumínio e um pano de cozinha limpo. Deixe descansar 2 horas enquanto prepara os outros pratos.
BATATAS ASSADAS
Há anos que faço esta receita do Jamie Oliver. São as MELHORES batatas assadas de sempre. Costumo fazer as variações ou com sálvia ou com alecrim e são ambas deliciosas. Duvido que alguém não fique viciado nestas batatas! Faço-as para acompanhar o peru e às vezes também para a ceia do dia 24 (mil vezes melhor que batata cozida!).
ROLO DE ESPINAFRES E RICOTTA
Há sempre um prato vegetariano na mesa e costuma ser este, já há uns anos. Dá imensa cor à mesa e é mesmo bom - e também dá para quem não come glúten! Com uma salada (sim, no Natal também), faz um prato levezinho e muito saboroso. Assim sobra mais espaço para as sobremesas!
BOUCHE DE NOEL
Criei esta receita há anos e ficou tradição de Natal. Não é nada de complicado - é basicamente um soufflé de chocolate cozinhado numa forma retangular, mas é mesmo delicioso. Derrete-se na boca e é muito difícil alguém não adorar. Pode torná-lo ainda mais bonito com um creme de chocolate e umas decorações natalícias, para ficar como um tronco de natal.
Ingredientes
Serve 8 pessoas
Massa
Manteiga derretida para untar
6 ovos separados
3/4 chávena de açúcar fino e mais para polvilhar
1/3 chávena de cacau em pó e mais para decorar
1 pitada de sal
Recheio
1 1/2 chávena de natas frescas
3 colheres de sopa de açúcar em pó
1 colher de chá de essência de baunilha (ou sementes retiradas de uma vagem de baunilha)
Molho de chocolate (opcional, para acompanhar)
200 ml de natas
200 gr de chocolate partido aos pedaços
Preparação
Aqueça o forno a 190ºC. Forre um tabuleiro de ir ao forno (há formas próprias para bolos enrolados) com papel de alumínio. Use um pincel para untar o papel de alumínio com a manteiga derretida. Reserve.
Coloque as gemas de ovo numa tigela e bata por 5 minutos até ficarem de uma cor clara. Adicione metade do açúcar (reserve o restante para as claras) e bata por mais 4 minutos até a mistura ter triplicado em volume e estar bastante espessa.
Com uma colher grande, incorpore o cacau. Reserve.
Numa tigela limpa bata as claras com uma pitada de sal. Quando ficarem espumosas, adicione o açúcar reservado, lentamente. Continue a bater até ficarem em castelo.
Incorpore delicadamente as claras na mistura de chocolate. Transfira a massa para a forma preparada, espalhe uniformemente. Leve ao forno por 30 minutos ou até, quando pressionado no centro com a ponta do dedo, o bolo voltar rapidamente para trás, como uma mola.
Enquanto o bolo está a assar, passe um pano de cozinha por água e torça bem de maneira a que fique húmido. Mal o bolo saia do forno, tape com o pano húmido e cubra o pano com papel de alumínio. Deixe arrefecer.
Faça o recheio. Bata as natas, o açúcar em pó e a baunilha numa tigela até ficarem espessas.
Retire o alumínio e o pano de cima do bolo. Estenda o pano e polvilhe-o com açúcar extra. Vire o bolo por cima do pano e barre-o com o recheio.
Enrole o bolo e coloque-o num prato de servir com a parte onde fecha virada para baixo. Polvilhe com cacau em pó e sirva de imediato ou guarde no frigorifico até servir.
Se quiser, faça um molho de chocolate para acompanhar. Aqueça as natas até quase ferverem. Retire do lume e junte o chocolate. Deixe ficar assim, sem mexer, até derreter. Misture e regue por cima do bolo.
BOLO NAPOLEÃO
Este exige alguma paciência, mas se é daquelas que gosta de cozinhar e de desafios de pastelaria, vale bem a pena! Foi o bolo que os russos criaram para celebrar a vitória frente ao exército de Napoleão. É muito usado em celebrações de Ano Novo, porque realmente é mesmo bolo de festa. São camadas de uma massa amanteigada intercalada com um creme macio e fresco. Eu gosto de pôr amêndoas laminadas por cima. Fica maravilhoso e acho mesmo que tem de experimentar!