Bolachas de Natal
@ottolenghi
RECEITAS
BOLACHAS DE NATAL
Espero que arranje tempo para fazer esta receita este fim‑de‑semana! Bolachas perfeitas para oferecer a quem mais gostamos e para estes dias mais frios. São bolachas crocantes e fudgy ao mesmo tempo, estilo “brownies”. Sem farinha, por isso perfeitas para quem não consome glúten. Depois quero saber se gostaram :)
Ingredientes
Faz 20 bolachas
250 gr de amêndoas moídas (farinha de amêndoa)
200 gr de açúcar (pode tentar usar menos)
40 gr de açúcar em pó
40 gr de cacau cru em em pó
1 colher de chá de raspa de laranja
1½ colher de chá de cardamomo em pó
1 colher de chá de chaga, opcional
¼ colher de chá de sal fino
2 claras de ovo (eu uso sempre biológicos)
1 colher de chá de baunilha
Preparação
Coloque todos os ingredientes, excepto as claras e a baunilha, na tigela da batedeira. Bata com a opção “pá” , em velocidade média, para misturar. Com a batedeira a funcionar, junte as claras e a baunilha e continue a bater por 2 minutos, até a massa começar a aderir e formar uma bola.
Vire a massa para uma superfície de trabalho e forme um círculo. Embrulhe em papel aderente e guarde no frigorífico por uma hora ou de um dia para o outro.
Para fazer as bolachas, pré-aqueça o forno a 170°C. Forre um tabuleiro (ou dois) com papel vegetal e reserve. Para estender a massa, coloque a mesma por entre duas folhas de papel vegetal - isto vai fazer com que não cole à bancada nem ao rolo. Estenda a massa até ficar com mais ao menos 1½ cm de espessura. Corte em bolachas, com os cortadores que mais gostar, e coloque nos tabuleiros preparados. Continue até usar toda a massa. Polvilhe com extra açúcar por cima de cada uma.
Leve ao forno durante 10 a 12 minutos ou até a base das bolachas ficarem douradas e o centro mole e húmido. Retire do forno e deixe arrefecer por completo. Polvilhe com açúcar em pó se desejar. Estas bolachas podem ser guardadas num recipiente fechado por 5 dias. A massa também pode ser congelada por 3 meses - deixe chegar a temperatura ambiente antes de a estender.
*Receita adaptada do Ottolenghi