Detox na Sua Cozinha

detox-cozinha-17_01.jpg

BEM-ESTAR

MUDE A SUA COZINHA, LIMPE A SUA MENTE

É verdade: Janeiro já lá vai e muitas das resoluções que prometemos a nós próprias continuam por cumprir, ou porque são demasiado ambiciosas, ou porque, muito provavelmente, são demasiado vagas – neste momento está a sorrir do outro lado do ecrã porque emagrecer era uma delas, adivinhei? ;) Em vez disso, recomendo-lhe que faça essa reflexão a fundo mas que opte antes por estabelecer pequenas metas, pois são bem mais eficazes e exequíveis. Neste post, por exemplo, já falei de pequenos passos para começar o ano de forma mais “limpa”, mas hoje vou-lhe propor uma coisa diferente...

Quando foi a última vez que arregaçou as mangas e libertou-se de tudo o que não precisava na sua cozinha? Pois bem, falar em detox pode ser bem mais abrangente do que imagina, e fazer essa limpeza a fundo também na nossa cozinha, esse pequeno “laboratório” criativo onde a magia acontece, é igualmente importante para o nosso bem-estar e saúde mental. Há várias formas de combater o desperdício e foi a pensar nisso que preparei um workshop com várias dicas úteis que pode (e deve!) aplicar no seu dia-a-dia. Mas antes disso, partilho consigo pequenas mudanças que pode fazer neste lugar tão especial da sua casa... E também o mais importante para a sua saúde. 


Planeie

Pode parecer óbvio, mas quantas vezes já deu por si no supermercado, com fome, a comprar mais do que aquilo que viria a consumir? Uma regra-chave para combater o desperdício é planear: faça listas, pense nos menus da sua semana e privilegie sempre ingredientes da época e prazos de validade curtos, pois sabe que vai consumir esses alimentos. O meu livro Radiante poderá ser uma óptima ajuda para aqueles dias em que se sente menos inspirada. Das especiarias aos legumes, fruta ou plantas, não lhe vão faltar ideias para lhe saciar a fome em todas as ocasiões. Acredite que às vezes as combinações mais simples conseguem ser as mais surpreendentes!

Elimine o plástico

Já olhou para a quantidade de embalagens ou tupperwares acumulados nas suas prateleiras? Que continua a guardar porque “pode dar sempre jeito”? Opte por trocá-los por recipientes ou garrafas de vidro reutilizáveis, muitos deles já estão disponíveis sem parabens ou ftalatos e, além de mais seguros, são também mais elegantes, não concorda? Comprometa-se a limpar o frigorífico pelo menos uma vez por semana e, nos dias que não teve tempo para pensar no jantar, seja criativa e aproveite as sobras! 

Reponha as energias

Pode fazê-lo em qualquer área da sua casa, mas se é na cozinha onde passa a maior parte do tempo a cozinhar, porque não começar por aí? Quando sinto o ambiente mais pesado cá em casa, opto sempre por recorrer ao smudging (a prática de defumar a casa) para uma limpeza profunda das energias. Pode fazê-lo com Pau Santo ou com Sálvia Branca (se ainda tem dúvidas, leia este artigo para saber como fazê-lo) e garanto-lhe que leva apenas alguns minutos. É um ritual que me traz uma paz interior enorme e que me deixa sempre mais bem-disposta.

Faça as pazes com o congelador

Pois é, confesso que, durante muito tempo, pouco fazia uso do congelador, mas desde que comecei a utilizá-lo com frequência, já não vivo sem ele. Aliás, é uma das melhores formas de combatermos diariamente o desperdício... Há tantas coisas que podemos congelar que conservam tão bem o seu sabor: vegetais, frutos secos, farinha, sopa ou até fruta que depois aproveito para fazer os meus batidos.

Abuse dos verdes

Sim, se há coisa que não pode mesmo eliminar da sua cozinha (aliás, deve mesmo abusar e variar!) é da quantidade de verduras à sua disposição. Uma ingestão (sempre em peso e medida, claro) de verdes só vai ajudá-la a limpar o organismo, abastecendo-se dos nutrientes e antioxidantes que precisa. E claro, mantenha a Super Feminina por perto: adicione esta combinação de pequeno almoço instantânea ao seu pequeno almoço preferido (papas de aveia ou pudim de chia são óptimas opções) e está pronta para arrancar o dia cheia de energia. E porque não ir um bocadinho mais longe nos “verdes” e abusar das plantas também? ;) Se antes era um bocado céptica em relação a ter plantas em casa, hoje já não dispenso nem por nada, nem mesmo na cozinha! São um amuleto maravilhoso para trazer boas energias, e deixam-me sempre mais calma e inspirada quando estou a cozinhar. 

Sei que às vezes custa dar este salto, desvalorizamos o tempo que passamos na cozinha e costumamos ver este momento como “uma obrigação”, mas acredite que, quanto menos ruído vir à sua volta, mais feliz e tranquila se vai sentir. Aproveite para experimentar receitas novas, conviver com a sua família ou relaxar ao som das suas músicas ou podcasts preferidos.