Os DO's & DONT's dos Produtos de Beleza
BELEZA
INGREDIENTES A EVITAR QUANDO COMPRA PRODUTOS DE BELEZA
Já sabem que só gosto de usar produtos verdadeiramente naturais na pele! Plantas e minerais com poderes absolutamente regeneradores, hidratantes e nutritivos. E se forem de origem biológica, ainda melhor. São essas as regras que sigo quando crio os produtos MPL’beauty e é por isso que falo deles com tanta segurança.
As grandes marcas sabem destas “tendências”. Sabem que as pessoas estão cada vez mais atentas e lêem os rótulos, e por isso é comum acrescentarem alguns produtos naturais para mascarar todos os químicos. Por isso, não se deixe enganar. Se procura uma coisa natural, certifique-se de que não é apenas um acessório para tentar disfarçar químicos, conservantes e fragrâncias artificiais.
Como na comida, quando não reconhece muitos dos nomes nos rótulos, não é bom sinal. Pense assim: se não os reconhece, o seu corpo também não. Aqui vai uma lista de alguns ingredientes presentes em quase toda a cosmética no mercado, cujo estudos provam os potenciais riscos para a saúde.
DONT´S:
PARABENOS
São preservadores sintéticos presentes em quase todos os cosméticos convencionais. No entanto, muitos estudos mostram que são cancerígenos, que provocam distúrbios hormonais e problemas de fertilidade.
PEG’s (Polietilenoglicol)
Mais um ingrediente potencialmente cancerígeno. Pode alterar e reduzir a hidratação natural da pele, o que causa o seu envelhecimento e enfraquecimento. Estranhamente, também é usado em produtos para limpar fornos e fogões (!) pela capacidade de dissolver gordura - e isto não me parece nada bom sinal!
POLIETILENO
Polietileno são microplásticos, muito comuns em esfoliantes e pastas de dentes - sabe aquelas bolinhas minúsculas nas pastas dos dentes, com uma suposta ação limpadora? Podem muito bem ser polietilenos. O problema maior é que estas partículas acabam nos oceano, contribuindo para a sua poluição, mas também são ingeridas por animais. Isto, para além de lhes ser prejudicial, porque de certeza absoluta não é o que eles devem comer, também é ingerido por nós, quando comemos peixe. Basicamente, tornam o mar numa sopa de microplásticos!
1,4-DIOXANO
Este é muito tricky… Não aparece listado nos rótulos dos produtos, porque na verdade ele faz parte de outros ingredientes. Acaba por estar presente em praticamente metade dos produtos de beleza comuns, desde sabonetes, a cremes e gel de banho, e a Agency for Toxic Substances & Disease Registry lançou o alerta há poucos anos de que é um ingrediente perigoso por ser possivelmente cancerígeno! Aliás, deram-lhe uma pontuação de toxicidade de 8 em 10! Pode estar presente em PEG’s, polietileno e polioxietileno.
OCTOCRYLENE
É muito encontrado nos protetores solares comuns, já que é o composto químico mais usado para bloquear raios UV, por ser extremamente estável. No entanto, em pessoas com pele sensível, é muito típico que cause reações e irritações tópicas.
METILISOTIAZOLINONA
É um conservante, sobretudo presente em produtos domésticos, mas também em cosmética. Desde 2015 que o seu uso foi proibido em cremes de corpo ou rosto, mas continua a ser permitido em produtos enxaguáveis, como champôs e géis de banho, com uma concentração máxima de 0,0015%. É muito comum causar reações cutâneas - e pode acontecer mesmo havendo uma concentração muito baixa deste composto.
TRICLOSAN
Uma concentração deste composto em pastas de dentes, até 0,3%, é permitida e (supostamente) contribui para prevenir problemas orais, por ser um anti-séptico. No entanto, a regra não se aplica a outros cosméticos (estranho, não?). Em cremes corporais, por exemplo, em que o produto está em maior contacto com o nosso organismo, já que a pele é o nosso maior órgão, o uso do triclosan já não é permitido. Ou seja, até um certo limite, são permitidos em elixires, desodorizantes, sabonetes, entre outras coisas, mas são absolutamente desnecessários.
FTALATO
É um grupo de químicos usado para deixar o plástico mais maleável e, quando adicionados a cosmética e perfumes, permitem estabilizar cores e fragrâncias, dando-lhes um aspeto mais líquido, cremoso e brilhante.
DO´S:
O que defendo, e que cada vez mais se está a provar, é o skinimalism. Por isso, simplifique! Use no máximo uns quatro produtos e que sejam verdadeiramente naturais.
Se tiverem duvidas sobre os ingredientes que o seu hidratante tem, pode passar aqui e ver.
Para mim não há nada mais simples do que limpar a cara com a toalha facial de algodão biológico e um sérum - o que sentir ser o mais indicado para a minha pele no momento! Pode usar para remover maquilhagem ou para limpar a pele, ao mesmo tempo que a hidrata em profundidade. E aplico sempre o Regenera depois, uma hidratação mais concentrada, que acalma e tonifica a pele. Faço isto de manhã e à noite, sempre.
Sempre que posso, massajo o rosto com o gua sha e o rolo facial, para estimular a elasticidade da pele, prevenir rugas e fazer drenagem linfática. E não dispenso a minha escova facial.
Umas duas vezes por semana, gosto de aplicar a máscara Luminosa, de mel e açaí, para remover células mortas, hidratar e potenciar o brilho da pele.
And that’s it!