Tenho a Pele Seca: E Agora?

pele-seca.jpg

BELEZA

GUIA PARA CUIDAR DE UMA PELE SECA

Todos os cuidados essenciais para nutrir e hidratar profundamente as peles mais secas, com óleos naturais que mais se assemelham à oleosidade natural da nossa pele. 

COMO É UMA PELE SECA?

O nosso tipo de pele depende de fatores genéticos e fatores externos. Podemos por exemplo sentir que temos pele seca no inverno e pele oleosa no verão. Só temos de adaptar as rotinas aos vários ciclos da pele. 

No caso de uma pele seca, podemos senti-la assim quando estamos em ambientes mais frios e secos, em que a pele perde naturalmente a sua oleosidade natural mais facilmente. À medida que envelhecemos, também produzimos menos sebo e a pele torna-se mais seca - o que se chama de pele madura, que normalmente também é mais fina e por isso mais sensível.

Se sente a pele mais baça, com um ar desidratado e com uma textura mais áspera, é um sinal que a pele está seca e por isso precisa de mais hidratação. Quer dizer que faltam óleos naturais na sua pele e que deve procurá-los em produtos de beleza totalmente naturais. É importante mantermos a hidratação da pele para prevenir o aparecimento de rugas e linhas finas. 

CUIDADOS A TER

Quando escolhemos hidratantes, é muito importante que tenham um agente oclusivo, ou seja, um ingrediente que consiga selar as camadas exteriores da pele e impedir que se perca gordura. Manteiga de cacau, cera de abelha e óleos de jojoba e ricino são bons exemplos. Devem ser combinados com ingredientes mais leves, caso contrário a pele pode ficar excessivamente oleosa. Os óleos essenciais que se juntam às fórmulas também podem ter efeitos calmantes em peles secas, tornando-as mais suaves.

Também é importante manter a sua pele resguardada de grandes variações de temperatura. Quando está frio na rua, sabe muito bem entrar num sítio bem quente (normalmente graças ao ar condicionado), mas isso não é o mais indicado para a pele. Por exemplo, em casos de rosácea, isso normalmente traduz-se logo em vermelhidão imediata. A mesma coisa com a água do banho: para peles secas, não são aconselhadas águas muito quentes, ou pelo menos não em banhos muito longos. 

ROTINA DE BELEZA PARA PELES SECAS

1. LIMPEZA DA PELE

As peles secas devem ser limpas com algum tipo de hidratante. O meu conselho é que aplique o Bálsamo Puro Sol na pele. Depois, molhe a toalha facial de algodão. (De manhã, para despertar, pode experimentar usar água fria). Esprema a toalha e passe-a delicadamente pela cara. Seque a pele sem esfregar. Vai sentir a pele leve e limpa, mas com uma hidratação que penetrou os poros da pele em profundidade. Deve fazê-lo de manhã e à noite. 

2. HIDRATAÇÃO

Se leu o nosso post sobre séruns faciais, sabe que são um tipo de hidratação pensada para ser altamente eficiente, com muitos mais ingredientes ativos que os cremes hidratantes. Por isso, são perfeitos para peles secas, que absorverão os compostos hidratantes de forma rápida e profunda. As zonas mais sensíveis da cara são a pele em volta dos olhos e dos lábios, e se sente que essas duas zonas são um problema para si, aplique primeiro Eficaz, um sérum em roll-on concentrado para um hidratação reforçada nessas zonas. Depois disso, hidrate o resto do rosto. Aconselho que use o Sérum Detox ou o Sérum Puro Sol. O Detox tem uma ação extremamente calmante e desintoxicante, limpando e atenuando peles mais sensíveis, ao mesmo tempo que as deixa super hidratadas. O Puro Sol tem a vantagem de proteger a pele dos raios UV, que tornam a nossa pele mais seca, e de restituir o brilho e a elasticidade que não vemos numa pele seca. 

3. MAIS HIDRATAÇÃO

Após as limpezas faciais com o bálsamo e a aplicação do sérum, duvido que sinta necessidade de mais um extra. Mas ao longo do dia, é normal que possa sentir algumas zonas mais secas, e para essas alturas aconselho o Regenera, um bálsamo reparador concentrado. Também é indicado para peles oleosas e complicadas, mas as peles secas beneficiam e muito em usá-lo de forma generosa para hidratar e equilibrar o pH da pele. Para além disso, tem óleos essenciais calmantes para suavizar a pele. 

4. EXFOLIAÇÃO

Exfoliar a pele é importante para removermos células mortas. E é muito importante que nos deixem hidratadas também, sobretudo no caso das peles secas. Aconselho o exfoliante Estimula, com os óleos de jojoba e ricino a funcionar como agentes oclusivos. Tem um efeito altamente rejuvenescedor, sendo também muito bom para proteger a pele dos danos solares.  Não exfolie o rosto mais do que duas vezes por semana; no corpo, pode fazê-lo mais vezes, se quiser.

5. HIDRATAR INTERNAMENTE

Água é fundamental para qualquer tipo de pele. Se pele seca é sinónimo de desidratação, faz sentido que também a hidratemos de dentro para fora. Beba bastante água e, se possível, acrescente-lhe as as Gotas Pele ou as Gotas Beleza. Vão preencher o seu organismo com minerais essenciais ao seu bom funcionamento e apoiar a produção e regeneração de colagénio, para mais brilho e elasticidade na pele.

6. FILTRAR A ÁGUA DO DUCHE

O cloro e alguns minerais presentes na água da torneira, como cálcio, magnésio, ferro, cobre e niquel) podem interferir com as fórmulas de shampôs e geles de banho, e com a sujidade que estes limpam, criando uma espécie de película conhecida como soap scum. Talvez já tenha visto este resíduo acumular-se na louça da banheira e do lavatório, nas paredes ou na cortina do duche. Acredita-se que o soap scum afeta a nossa pele, tornando-a mais seca e piorando condições de eczema ou psoríase. Pode resolver isso filtrando a água do banho. Subscrevi o filtro Hello Klean há uns tempos e não me arrependi. Muito fácil de instalar e, se optar por uma subscrição, enviam-lhe um filtro novo quando o anterior expirar - passa a ser menos uma coisa que tem de se lembrar. 

 
 
 
Bloco de Galeria
Este é um exemplo. Para exibir suas postagens do Instagram, clique duas vezes aqui para adicionar uma conta ou selecione uma conta conectada existente. Saiba mais