O que Precisa de Saber sobre o Ácido Hialurónico

acidohialuronico.jpg

BELEZA

O que Precisa de Saber sobre o Ácido Hialurónico

O ácido hialurónico ocorre naturalmente na pele e atrai 1000 vezes o seu peso em água (é super hidratante!) Esta informação é tecnicamente verdadeira, mas não traduz na essência as características do ácido hialurónico.

O QUE É ÁCIDO HIALURÓNICO?
O ácido hialurónico ou HA é um composto diversificado, disponível em diferentes tipos: natural, tópico ou injetável. Este ácido controla o conteúdo de água da pele - onde reside metade da água no corpo - e a sua função é fazer com que a pele tenha uma aparência jovem e firme, protegendo as células do envelhecimento prematuro. O HA é também encontrado nos olhos e nas articulações. E sim, o próprio HA do corpo pode aparentemente conter de 1000 a 6000 vezes o seu peso em água... mas para obter essa água, tem de beber ou comer alimentos ricos em água. A maior parte do HA da pele está concentrada na derme (a camada inferior da pele), com menos na epiderme (a camada superior da pele) e ainda menos na camada córnea (a barreira da pele, camada mais exterior da epiderme com cerca de 20 camadas de células mortas). Na verdade, o ácido hialurónico só é abundante na superfície da pele no caso de uma resposta de cicatrização de feridas - onde o HA intervém para cicatrizar a pele.

OS MITOS
A hidratação, cura, proteção e o preenchimento (que os cosméticos com ácido hialurónico prometem) podem soar-lhe muito bem. E faz sentido que queira adicionar estes benefícios à sua pele, mas não é assim que os cuidados com a pele funcionam. Para nutrir, é necessário penetrar as camadas ao nível celular e nem sempre é isso que ocorre.

O ácido hialurónico tem um “alto peso molecular” no seu estado natural, tornando-o grande demais para realmente penetrar na pele. Os químicos cosméticos frequentemente hidrolisam ou fragmentam o HA criado em laboratório em partículas de "baixo peso molecular" para ajudar na penetração, mas estas versões menores também não conseguem passar da epiderme. O ácido hialurónico do mundo da cosmética não é o mesmo que o ácido hialurónico que ocorre naturalmente no corpo. Mais recentemente, foi verificado que o HA é derivado geralmente de fermentação bacteriana ou microbiana (de composição vegan).

A verdadeira questão é que muito do que pensamos saber sobre o ácido hialurónico, enquanto composto para cuidados da pele, baseia-se no que sabemos sobre o ácido hialurónico: a substância nas células. A substância corporal está concentrada nas camadas inferiores da pele e o ingrediente para a pele fica por cima (moléculas muito pequenas) e por isso não se sabe onde efetivamente penetra na pele e atraia a água.

USAR ÁCIDO HIALURÓNICO

Nem todos reagimos ao HA, quer seja devido à exposição solar, aos produtos químicos ao sistema imunológico de cada um de nós. O ácido pode ter um papel diferente na resposta individual. Quem tem pele oleosa pode ter reações melhores ao ácido hialurónico em geral, já que o óleo inibe um dos supostos efeitos colaterais de longo prazo do HA: o rompimento do microbioma e a inflamação.

COMO IMPULSIONAR O ÁCIDO HIALURÓNICO NATURALMENTE

Podemos adicionar ácido hialurónico nos cuidados com a nossa pele na esperança de obter hidratação, mas porquê não fazer com que o nosso corpo produza o seu próprio ácido hialurónico e preservar o que o corpo já produz?

A principal forma de criar mais ácido hialurónico é aumentar a renovação celular, já que cada nova célula gera uma nova matriz extracelular completa com o seu próprio HA: a exfoliação serve para estimular o corpo a criar mais HA naturalmente e a massagem facial diária com Gua Sha também estimula a renovação celular. Ainda pode ajudar o ácido hialurónico que já possui, dando-lhe mais humidade para acumular: beba água durante todo o dia e coma vegetais ricos em água, como o aipo ou o pepino. O seu HA natural - é o verdadeiro “ingrediente milagroso”, carregado de hidratação e alojado profundamente na nossa derme.