Como Desintoxicar Eficazmente

Post Sistema Linfatico.jpg

BEM-ESTAR

COMO DESINTOXICAR O SISTEMA LINFÁTICO


Quem é que não gostaria de desintoxicar de forma eficar e ao mesmo tempo fortalecer o sistema imunitário? Fala-se muito desta palavra, mas será que sabe exactamente o que é a linfa?

Passo a explicar: a linfa é um fluído incolor que contém células brancas (as células imunitárias chave). É ela que cobre os tecidos do nosso corpo, contendo o seu próprio sistema de drenagem, chamado sistema linfático - um sistema intrínseco de capilares linfáticos que coletam todo o fluído que ocupa os espaços entre os diferentes tecidos no corpo. Esses pequenos capilares estão conectados a “canos” maiores que posteriormente vão dar aos gânglios linfáticos.

Provavelmente sabe o que são gânglios linfáticos: sabe quando tem dores de garganta ou sente-se constipada? Se massajar a sua garganta ou pescoço pode sentir umas “bolas” que aparecem à superfície da pele e que desaparecem quando melhora. Esses são os gânglios de que falo, e que nos dão sinais de que o nosso sistema imunitário está a combater algo em nosso favor.

A linfa é uma substancia maravilhosa e que tem uma composição similar ao plasma. Ela traz proteínas, excesso de fluidos, bactérias, células cancerígenas, e gordura para os gânglios linfáticos de maneira a que eles os processem. A palavra “linfa” vem do nome Lympha, o deus Romano da água fresca.

Numa altura em que estamos em “alerta” em termos de saude, é muito importante não só fortalecer o sistema imunitário como contribuir para que o nosso sistema linfático trabalhe da maneira mais eficaz.

A linfa é a principal responsável por desintoxicar as toxinas que chegam ao nosso corpo, tanto de forma externa (como as que estão presentes na comida, água ou até no próprio ar), como interna (como resíduos celulares ou metabólicos).

É precisamente no baço, o maior órgão linfático, onde ocorre uma das mais importantes funções imunológicas, produzindo anticorpos que nos ajudam a evitar infeções, por exemplo. E é por isso que é vital cuidarmos do nosso sistema linfático pois só assim conseguimos ter as defesas necessárias para o nosso bem-estar.

Para isso, a melhor forma de “estimarmos” o nosso sistema linfático é ao mantê-lo ativo e em movimento, evitando a sua estagnação, muitas vezes responsável pelo desenvolvimento de atrites, celulite, retenção de líquidos, sinusite, entre muitos outros. Apesar dos sintomas serem muitos, há muitos pequenos gestos, bem simples, que podem fazer toda a diferença. Vamos a isso?

 

Beba muita água

Lembre-se que linfa vem da palavra “água fresca”, e é isso mesmo que queremos fazer! Que esse liquido que corre dentro de todas nós esteja a correr bem.. fluido, com muita água fresca! 95% do nosso sistema linfático é composto por água. O consumo de água diário vai, naturalmente, potenciar a circulação da linfa, restabelecendo os níveis de hidratação necessários ao seu bom funcionamento. Adicione 4 pipetas cheias de Gotas Detox e Gotas de Beleza a vários copos de agua que vá bebendo Duarte o dia. Assim também está a promover a mineralização do corpo e do sistema linfático. Está a ajudar, ou melhor potenciar, o seu melhor funcionamento.

 

Faça uma massagem facial recorrendo ao Gua Sha

Falo muito em drenagem linfática quando explico a massagem Gua Sha. É realmente uma maneira de fazermos uma auto-massagem para ajudarmos a desintoxicar e fazer “tudo mexer”. Há muitos desses “percursos linfáticos” pela cara.

Ao aplicar o Gua Sha no seu rosto, está a estimular o sistema linfático, combatendo a sua estagnação. Para isso, basta apenas escolher a “ferramenta” certa (ou o Gua Sha, os Cogumelos ou Rolo). E preciso limpar bem a pele primeiro. Depois aplique 2 a 4 gotas do seu sérum favorito, para a pedra deslizar como deve de ser e fazer a drenagem da melhor maneira. O que aconselho é que veja este workshop. Explica tudo, especialmente até onde deve manusear a pedra para obter a melhor drenagem possível (há truques para tudo!). Depois de começar, vai tornar-se num hábito essencial da sua rotina!

Mexa-se!

Uma das melhores coisas que pode fazer para o seu sistema linfático é mexer-se regularmente. Quanto mais contrair e mexer os músculos melhor vai a sua linfa trabalhar. Pense que mesmo que o sistema linfático seja um sistema circulatório, com os vasos sanguíneos, o coração não o está a ajudar a “bombar” o fluido.. por isso temos de nos mexer para fazer com que a linfa flua da melhor maneira. Se se sente cansada e preguiçosa tome um batido ou uma bebida com a Super Feminina, esta mistura contem plantas medicinais e proteína vegetal que vai ajudar a sentir-se com mais vitalidade e motivação para viver a sua vida.

 

Experimente uma dieta à base de plantas naturais.

Há muito que as plantas provaram ser um forte aliado na saúde do sistema linfático, seja para potenciar a circulação da linfa, evitando a sua estagnação, seja para eliminar substâncias nocivas do nosso organismo. O milefólio, por exemplo, é uma planta medicinal com benefícios profundos no nosso corpo, tanto para a pele como para o organismo. Além de facilitar a digestão, acalma inflamação e reações da pele, ajudando a “ativar” o sistema linfático.

Não posso sublinhar mais a importância de comer uma VARIEDADE de legumes e frutas! Pense num arco-iris… Nas cores de cada legume e fruta. Cada cor tem a sua “gama” de antioxidantes e nutrientes. Por isso não vale a pena comer só espinafres, por muito bem que possam fazer! Coma um pouco de tudo e vá variando. Só assim vai conseguir obter a variedade de nutrientes que precisa. Imagine o seu prato como um arco-íris: beterraba, cenoura, couve-flor, brócolos, couve portuguesa.. O mesmo com a fruta: uma laranja, banana, framboesas… Esta maneira de comer vai apoiar a sua saúde no geral e a sua habilidade natural de desintoxicar vai tornar-se mais eficaz. A linfa mantêm-se limpa e a fluir ao mesmo tempo que fortalece o seu sistema imunitário.

E não se esqueça: não coma alimentos processados!

Tome banho de água fria.

Este é outro gesto bastante simples que vai ajudá-la a fortalecer as suas defesas e a regular o sistema linfático. Efetivamente, passar o corpo por água fria melhorar o funcionamento do sistema imunitário e linfático, combatendo alguns vírus ou infeções. Mas leia como fazer aqui.

 

Experimente exfoliar & escovar a pele

Esta é uma técnica que está mais que provada que ajuda ativar o sistema linfático e a remover toxinas do corpo. Pode ler tudo aqui. Na loja, pode encontrar o seu exfoliante preferido e as escovas de corpo e também facial, para um drenagem linfática caseira super eficaz!