Verdades e Erros Comuns do Feng Shui

eddba18f-17d3-4e7d-9809-d5ac62366d8b.JPG

INSPIRAÇÃO

TUDO SOBRE FENG SHUI

Há muito que acredito que a forma como nos ligamos com os ambientes à nossa volta tem um influência profunda naquilo que somos hoje. A energia de cada lugar, desde a nossa casa ao local de trabalho, interfere com a nossa própria energia e isso leva-me a falar do Feng Shui, uma prática ancestral de origem chinesa que se baseia na ideia de que a terra é um elemento vivo cheio de energia ou chi.

Não me vou alongar muito sobre o assunto pois já dediquei um artigo completo a este tema, mas não pense que esta filosofia limita-se simplesmente à forma como “organizamos” os bens materiais à nossa volta – ela é bem mais abrangente, pois considera o geral e o particular, e mostra-nos como uma harmonia entre os espaços (desde o mais pequeno objeto) se pode traduzir no nosso próprio equilíbrio e bem-estar. Só assim, conseguimos ter a motivação e energia necessárias para lutarmos pelo que queremos e irmos, com entusiasmo, atrás dos nossos desejos.

Cada vez mais, evito acumular acessórios que não preciso e que não acrescentam valor à minha vida pois sei que apenas servem para criar ruído e perturbar a minha tranquilidade mental. E percebi também que as mudanças que fiz em casa sentem-se fora de portas – a minha forma de pensar, de sentir e de lidar com as tarefas diárias e imprevistos é mais clara e agora, até no ato de comprar algo, faço-o com mais consciência, questionando-me sempre da eventual utilidade do objeto.

Se precisa de um empurrãozinho para começar a aplicar esta prática também em sua casa, deixo-lhe abaixo alguns pontos-chave que me ajudaram bastante no início e todos os dias contribuem para libertar espaço para o que é realmente importante na minha vida.

 

DO’S

Liberte-se do que já não precisa.

É fundamental começar por este ponto para conseguir atingir o bem-estar e a prosperidade essenciais ao seu quotidiano. Crie espaço para mais – mais amor, mais abundância, mais lazer e, consequentemente, maior circulação de energia – pois, acredite, há “vazios” que não precisam de ser preenchidos. A sua existência é tão importante como a de qualquer outro objeto para se dedicar ao que realmente importa.

 

Organize cada área da sua casa

A forma como a energia flui pela sua casa é um reflexo da forma como a energia circula na sua vida e no seu corpo. E posso-lhe dar exemplos muito simples – quantas vezes fechou a porta de alguma divisão quando recebia convidados pois não era uma “área apresentável” às visitas? Ou já pensou que a desarrumação na sua cozinha pode estar a influenciar a forma como cozinha ou se alimenta? Faça os ajustes que precisar mas perceba que há uma relação direta entre o ambiente onde vive e a forma como vive.

Traga a natureza até si.

Sabia que a própria palavra Feng Shui significa água e vento? A base desta filosofia é precisamente essa sintonia constante com a natureza e por isso pode (e deve) fazê-lo mesmo dentro de sua casa! Encha as divisões de plantas que gosta, abra as janelas e deixe o ar circular e a casa respirar. E quando digo natureza, falo também dos benefícios de incluir plantas como a Mucuna ou Ashwagandha na sua alimentação! Guarde sempre espaço para estes super ingredientes na sua dispensa.

 

Limpe as energias e relaxe.

Esta é outra forma bastante simples de restaurar a energia da sua casa e pode fazê-lo tanto de manhã como à noite. Basta utilizar Pau Santo ou Sálvia Branca e defumar todas as divisões da casa, sem pressas. Sinta a purificação deste ritual de forma plena: vai conseguir eliminar aquele ambiente pesado que preenche os espaço e, ao mesmo tempo, vai sentir-se bem mais relaxada. Termine o ritual com uma chávena quente da sua bebida preferida e uma colher da Mistura Calma. O seu sistema nervoso agradece.

 

DONT’S

Não dedique toda a sua energia a um lugar específico.

Não é por arrumar excessivamente uma zona da sua casa que pode esperar que o universo “trate” de organizar o resto. Cada elemento é igualmente importante e por isso é fundamental que haja um equilíbrio entre todas as partes, seja na sua casa ou na sua vida. Faça este exercício e pergunte-se a si própria se não estará a depositar mais energia num espaço em particular. Quando encontrar essa harmonia, tudo o resto começará a fluir natural e positivamente.

 

Não precisa de se isolar.

Feng Shui significa arrumação, organização mas também a criação de espaços que geram abundância. Por isso mesmo, não pense que quanto “mais pessoas” em sua casa, mais ruído está a criar. Essa interação é fundamental para adicionar vida aos espaços e para se sentir mais completa e realizada. Afinal, somos todos seres sociais, não é verdade?

 

Não se esforce demasiado.

Acredite, transportar o Feng Shui para sua casa não precisa de ser um bicho de sete cabeças. Não há formulas certas ou erradas, é possível criarmos o equilibro onde quer que estejamos e nada vai prejudicar a nossa vida só porque está disposto de uma forma específica. A ideia aqui é encontrar a harmonia com o que faz sentido para si e para o seu estilo de vida. Disponha a sua casa de acordo com as suas intenções e verá que o resto irá fluir muito mais facilmente.