O Meu Leite Vegetal Preferido
RECEITA
LEITE VEGETAL CASEIRO
DAS SEMENTES OU OLEAGINOSAS QUE MAIS GOSTAR!
Por mais que saiba, por vezes esqueço-mo: o leite vegetal feito em casa é tão superior, tanto em sabor como em ingredientes, aos de compra!
Tenho aconselhado um leite de amêndoa de compra a torto e a direito e só este fim‑de‑semana é que os meus filhos leram os “verdadeiros” ingredientes desse mesmo leite - e eu fiquei tão fula! Publicidade enganosa. Irrita-me profundamente, quando na embalagem de um produto diz “leite de amêndoa”, MAS, no fundo, é leite de arroz com nem 2% de amêndoa... Porquê??!! Obviamente porque há pessoas como eu que acreditam na integridade das marcas e produtos!
Então hoje voltei a fazer leite em casa. Comecei com o de amêndoa, mas já tenho macadâmias e sementes à espera para se transformarem ;)
O que tem de ficar a saber é:
As oleaginosas ou sementes têm sempre de ser cruas - nada de as usar torradas.
Têm de ser demolhadas, que, para quem não sabe, quer dizer simplesmente ficarem de molho em água por 2 a 4 horas. Pode sempre colocar no frigorífico e deixá-las ficar de um dia para o outro. A única excepção é se usar sementes de cânhamo - pode juntar diretamente sem demolhar. Perfeito para quando não tem muito tempo e precisa mesmo de um leite, até porque também não necessita de coar.
A receita é igual para todos - 1 chávena de oleaginosas ou sementes para 4 chávenas de água. A água deve ser filtrada.
Coar as oleaginosas ou sementes. Colocar num copo liquidificador, cobrir com as 4 chávenas de água + uma pitada de sal rosa dos Himalaias (pode usar flor de sal se desejar, mas o sal dos Himalaias tem minerais, por isso é o que uso) + 1 colher de sobremesa de óleo de coco (vai fazer com que o leite fique com uma consistência maravilhosa e aproveita para lhe dar um boost de gorduras boas + 2 ou mais tâmaras medjool sem caroço (isto é opcional para quem gosta de um leite mais adocicado).
Bater tudo MUITO bem, uns bons minutos.
Usar um saco próprio para coar o leite, mas facilmente o faz com gaze, um pano de cozinha fino, T-shirt de algodão antiga… Mas faz toda a diferença coar! Fica super suave e cremoso.
Guarde num frasco de vidro com tampa no frigorifico. Dura cerca de 4 dias.
Vou ter de admitir que estou completamente viciada! Tenho feito uma versão desta receita quase todos os dias e os meus batidos sabem-me muito melhor - porque sei que fui eu que fiz o meu próprio leite de amêndoa e não me deixei enganar por rótulos ou pela minha preguiça em ler com atenção os ingredientes. Nada como sabermos cuidar de nós assim!