Sinta-se Menos Exausta

INSPIRAÇÃO

MENOS EXAUSTA, MAIS FELIZ E DESCANSADA

Sente-se cansada mesmo antes de sair da cama? Precisa de um despertador para acordar? Acorda a meio da noite e não consegue dormir mais, mesmo estando exausta, e fica deitada na cama às voltas a pensar nas poucas horas que dormiu e começa a sentir-se ainda mais stressada?

Bem… Eu já passei por isto tudo :) E por esse motivo procurei arranjar uma “cura”, porque não queria viver neste estado de desespero e cansaço para sempre. E posso dizer que, com um pouco de “trabalho” pessoal e alimentar, é possível mudar! É possível dormir a noite toda (seguida), acordar a sentir-se renovada e cheia de vontade de fazer parte do que o dia tem para oferecer.

Aqui ficam umas dicas de tudo o que fiz para atirar essa exaustão para bem longe de mim:

  1. Temos de começar pelo quarto, pois é o local onde a magia do sono acontece. Mantenha o seu quarto uma zona “limpa” de coisas electrónicas. Imagino que se lê este blog deve ter uma consciência mais aberta para tudo o que seja natural e não deve ter uma tv no quarto, sendo que é das piores coisas que pode fazer tanto para o seu ritmo de sono como para o seu sistema hormonal. Tente pensar (ou visualizar) que todas as ondas magnéticas que andam pela atmosfera afectam o seu bem estar e saúde e, já que é difícil controlar esse factor durante o dia, tente barrar essas energias à noite o máximo possível! Televisão ou estar a navegar no seu telefone antes de ir dormir é extremamente estimulante tanto para a sua energia como para a sua retina, e pode fazer com que não consiga adormecer tão rapidamente como gostaria. O que faço é desligar o wi-fi antes de irmos para a cama. Assim a casa fica limpa durante a noite. Nada de computadores antes de ir dormir nem no quarto.

    Tente pôr o seu telefone em modo de voo ou desligado. Nada de carregar o telemóvel perto da cama e já agora retire tudo o que tem luzes e possa piscar enquanto está a dormir (relógio, radio, etc.). Dormir é um ato de regeneração e recuperação do corpo. É muito importante que consiga realmente descansar. E este processo pode passar por ter uns bons lençóis de algodão, uma roupa confortável de tecidos naturais (tudo o que entra em contacto com a nossa pele afecta-a, pois é nosso maior órgão. O corpo precisa de respirar e nada pior do que tecidos sintéticos por mais bonitos que sejam). Se puder opte sempre por algodão ou linho biológico.

  2. Quando acordar, coma de acordo com os ritmos do seu corpo. Adoro a sabedoria portuguesa - “de manhã como como um rei, ao almoço como um príncipe e ao jantar como um pobre”. Faz todo o sentido, já que o metabolismo atinge o seu cume por volta do meio dia. MAS primeiro de tudo deve comer só quando tem fome e não por obrigação. Parece caricato, mas muitas de nós andamos em piloto automático e comemos por achar que devemos. Comece por beber um ou mais copos de água à temperatura ambiente com 4 pipetas cheias de Gotas de Beleza, para hidratar profundamente e encher o corpo com minerais essenciais aos quais já não temos acesso através da alimentação (por mais completa que seja). Como esteve a dormir e o corpo muito provavelmente está desidratado, por vezes a fome é simplesmente um sinal de que tem sede. Se tiver fome depois disso, é uma boa altura para consumir gorduras boas e proteína - pois é exatamente o que o seu corpo precisa como “combustível” para durante o dia. Batidos são uma maneira genial de conseguir ambos. Quando me sentia extremamente cansada, tomava a Super Feminina, que foi formulada especificamente para equilibrar o sistema hormonal e fornecer ao corpo tudo o que precisa num só lugar (plantas medicinais para o stress e ansiedade, 4 tipos de proteína vegetal, colagénio natural, fibra solúvel, dose diária de verdes, ómega-3… e a lista continua!)

  3. Pode incentivar o corpo a dormir com música relaxante ou uma meditação áudio.

  4. Experimente alongar o corpo. Quem me segue sabe que gosto muito da Tara Stiles. Os vídeos dela são super eficazes. Experimente fazer este tipo de yoga reparador. Ajuda a acalmar a mente e a aliviar o stress e a tensão acumulados no corpo durante o dia. E não precisa de demorar muito tempo - podem ser só 5 minutos e vai ver que se vai sentir bem melhor.

  5. Faça uma auto massagem. Quem não gostaria de receber uma massagem diariamente? (Eu sim!). Mas como é difícil arranjar tempo para deslocar-se e ir a um centro de massagens, pode fazer a si mesma - Abhyanga antes de tomar banho. Ou opte por passar alguns minutos a relaxar a tensão facial do dia (além de ajudar com a elasticidade da pele e atenuar de linhas e rugas), com uma massagem gua sha e o seu sérum favorito.

  6. Adicione uns adaptogénios à sua rotina matinal. Adaptogénios são plantas medicinais utilizadas há séculos na Medicina Chinesa e Ayurvédica. Ajudam a energizar e potenciar a longevidade. Estas plantas aumentam a capacidade do corpo lidar com stress. Ashwagandha e cordyceps são favoritos, por combaterem stress e ansiedade, ao mesmo tempo que têm efeitos anti-envelhecimento. O antídoto perfeito para quem se sente exausta!