De Dentro Para Fora: Mafalda Rodrigues de Almeida
DE DENTRO PARA FORA
DE DENTRO PARA FORA: MAFALDA RODRIGUES DE ALMEIDA
Hoje apresento-vos a Mafalda, que comecei a seguir mais atentamente por causa do seu podcast, com temas super interessantes sobre alimentação e outras áreas do bem-estar. Se calhar já a conhecem e ao seu projeto Love Eat, que junta aconselhamento nutricional, desenvolvimento de receitas, eventos… Apesar de não a conhecer pessoalmente, a Mafalda parece ter muita energia e ser muito trabalhadora, que acho que é sempre inspirador de ver em qualquer mulher. Por isso, espero que também a gostem de conhecer melhor!
SER
Signo Peixes
Estação do ano Verão, sem dúvida
Uma cor Verde, em todos os tons. O mais natureza possível.
Um livro Os Maias, de Eça de Queiroz
Um filme Adoro o It’s complicated , já vi tantas vezes que sei as cenas de cabeça, mas nunca me canso. África Minha também tem um lugar muito especial para mim, é difícil escolher.
Uma música By Your Side, da Sade. Adoro, faz-me sentir confortável e remete-me para muitas memórias boas de infância
Um objeto Tenho que dizer que é o meu telemóvel, porque me permite trabalhar, registar os melhores momentos do meu dia e dos meus, reviver experiências, e manter o contacto com amigos e família. Sou muito dependente da relação com os meus, se não fosse pelo telefone, não estaria a conseguir acompanhar o crescimento dos meus “sobrinhos” ao longo de 2020. Por muitas coisas más que o telefone tenha, esta parte é-me essencial.
Lugar favorito no Mundo A minha Casa. É onde me sinto melhor e para onde quero sempre voltar. No entanto, sou viciada em viagens e onde me sinto melhor é em ilhas tropicais com muito calor. Tenho as Phi Phi como um lugar muito especial, e uma memória de me sentir quase em estado meditativo, plena, presente e sem querer estar em mais lado nenhum, sem querer que acabasse.
CRIAR
Quem e o que te inspira? Pessoas com histórias de vida incríveis com momentos de superação e coragem. Inspiram-me sempre a crescer, a desafiar-me e a relativizar os pequenos problemas do dia a dia. Por cada viagem que faço a países mais pobres, sinto menos vontade de ver notícias de 1º mundo. Torno-me mais intolerante para com pessoas conflituosas e fujo muito a tudo o que possa gerar problemas. Ver pessoas com vidas simples que sorriem independentemente das adversidades inspira-me a ser mais calma, mais ponderada e a apreciar o que tenho.
O que ainda te falta criar? Uma família
Como manter a criatividade Olhar para o mundo com atenção e procurar ir mais além do óbvio. Sermos criativos não é procurar fazer o que a nossa concorrência faz com outro nome - é tentarmos colocar o nosso cunho pessoal naquilo que desenvolvemos tornando o produto/serviço único por isso mesmo.
VIVER
Primeira coisa a fazer ao acordar Beber água, ter o meu momento de mimo com o meu cão. Depois, sempre que possível, vou fazer exercício físico.
Como relaxar ao fim do dia Como passo o dia a falar com pessoas, a guiar e a aconselhar, preciso de ter algum silêncio depois das consultas. Gosto de acender uma vela e ler um livro.
Um lugar para desligar Praia, sem dúvida, e se for rodeada de verde ainda melhor. Tenho casa na Costa Vicentina e há momentos em que preciso mesmo de fugir para lá.
Exercício físico preferido Andar a cavalo. Adoro e sinto-me obrigada a desligar de tudo e viver o momento com um estado de presença único.
Como descarregas o stress? Com uma boa corrida ao ar livre ou uma caminhada com o meu cão, a ouvir um podcast.
Uma mulher que te inspira Oprah Winfrey. Adoro a sua história de vida, a voz e a forma como comunica.
NUTRIR
A tua alimentação ideal é… Uma alimentação colorida, sobretudo com ingredientes de origem vegetal, cheia de texturas diferentes à base de alimentos frescos. Mas, como boa portuguesa, adoro uma refeição em família com tudo a que temos direto e ainda um bom copo de vinho. Uma alimentação ideal para mim tem um bocadinho de tudo, mas com muita moderação. Diria que faço 90% saudável e 10% com alguns extras menos recomendáveis :)
O que tens sempre no frigorífico Legumes e fruta fresca, sopa caseira e ovos. O meu marido chega a brincar comigo: diz que ele tem uma pequena prateleira na porta do frigorífico e que tudo o resto é verde.
Receita salva-jantares Amêijoas à bulhão pato ou umas gambas com legumes salteados.
Bebida preferida Água, mas, para não ser chata, vou dizer também que adoro chá Earl Grey, o mais quente possível :)
Snack preferido Banana com manteiga de amendoim. É uma gula impossível de resistir.
Restaurante preferido Neste momento, em Lisboa, é o Boa-Bao. Adoro comida asiática e ainda não experimentei lá nada que não adorasse.
Livro de cozinha preferido É super difícil para mim escolher só um, tenho uma biblioteca de livros de cozinha enorme. Adoro o Dias com Mafalda, além das receitas acho o design lindo. Mas sou mega fã do Jamie Oliver e passo a vida a usar o livro Receitas Saudáveis. Quando tenho tempo e quero cozinhar com calma, um dos que consulto mais é o Martha Stewart’s cooking school:Lessons and Recipes for the Home Cook.
CUIDAR
Ícone de beleza Miranda Kerr. Continua a parecer que tem 20 anos mesmo já estando perto dos 40 e com 3 filhos. Além de linda, tem uma filosofia alimentar muito parecida com a minha. Defende um estilo de vida saudável, equilibrado e ainda uma complementaridade de áreas de bem-estar, que inclui a alimentação, o exercício, a gestão do stress, a meditação e uma exposição mínima a produtos tóxicos para o corpo.
Uma peça de roupa essencial Um vestido envelope com um corte fluido. Sinto-me sempre feminina e confortável.
O que não falta na tua rotina de beleza Limpeza e hidratação são fundamentais para a minha base de beleza exterior mas a nutrição, nomeadamente através da ingestão de alguns superalimentos como a spirulina e a ashwaganda, é essencial para desintoxicar a pele e permitir uma regeneração celular adequada.
Produto MPL’beauty preferido: O óleo corporal Mar. Gosto imenso da sensação da pele ultra hidratada depois de o aplicar e do cheirinho que tem. Além disso, o nome é o meu ambiente de eleição.
Como te sentes mais bonita? Quando me sinto feliz e plena. No ano passado, fiz 30 anos e pensei muito sobre esse marco de mudar de década. Nunca me senti tão completa e realizada em todos os sentidos como agora. Acabou por se tornar um dos anos mais especiais para mim. Fiquei noiva e casei-me sem grandes planos, tudo durante a pandemia. Tive comigo as pessoas mais importantes, e fui vestida da forma menos convencional e como me fez mais sentido. Acabei por ser o mais fiel a mim mesma e acho que esse deve ser sempre o mote para nos sentirmos bem connosco e bonitas.