Primavera: Como Comer para Equilibrar o Organismo

primavera.jpg

BEM-ESTAR

ALIMENTAÇÃO DE ACORDO COM A ESTAÇÃO


A comida influencia o nosso bem-estar e existem alimentos mais adequados consoante a altura do ano em que nos encontramos. A medicina Ayurveda – significa “ciência da vida” e é o mais antigo sistema de saúde, tendo surgido originalmente na Índia há mais cinco mil anos -, divide o ano em três estações com base no nosso Dosha (todos temos um Dosha, que, de acordo com esta visão, é a caracterização do perfil biológico de cada um de nós). Segundo esta ciência milenar, a Primavera é a época do Dosha Kapha, o qual combina os elementos da terra e da água. Assim, quem já tem uma constituição onde o elemento Kapha predomina pode sentir-se mais equilibrada na Primavera.

Nesta altura é natural começar a ansiar por comidas mais leves e mais frescas. É o seu corpo a seguir o seu ritmo natural. Para equilibrar o Dosha Kapha, deve ingerir alimentos frescos da época, com sabores acres.


Alimentos que Equilibram o Organismo



1. Verduras: espinafres, couve e repolho são especialmente nutritivos e ricos em clorofila - um composto natural da planta que ajuda a limpar as paredes intestinais.


2. Vegetais da Primavera: Nabos, rabanetes, espargos, alcachofras, couves-de-bruxelas, couve-flor e ervilhas. Cozinhe estes vegetais para obter uma óptima digestão.


3. Proteína magra: feijão, tofu e ovos. Ingira peixe, peru e frango com moderação.


4. Grãos integrais: aveia, milho, quinoa, cevada (evite a cevada se for intolerante ao glúten).


5. Especiarias para esta estação: pimenta-de-caiena, pimenta vermelha, pimenta preta ou branca, cominhos e canela.


Não se esqueça de fazer uma alimentação variada e equilibrada sempre que possível e de beber muita água. Dica: Sempre que se sentir mais pesada, ou até para evitar chegar a esse ponto, experimente as Gotas Digestão. Estas gotas, com extratos de plantas medicinais, impulsionam o metabolismo e desintoxicam o organismo. Pode tomar antes das refeições e depois, caso sinta necessidade.