Self-Care: Porquê?

self-care.jpg

INSPIRAÇÃO

SELF-CARE: PORQUÊ?

Sinto que muitas mulheres vivem num círculo vicioso de pensamentos de privação e punição. “Não vou comer isto”, “vou ao ginásio todos os dias”, “não tenho tempo para ir ao cinema”. A lista podia ser enorme…  Se pensar bem, é capaz de chegar à conclusão de que tem muitas mais vezes pensamentos negativos do que positivos, relativamente a si própria. Verdade ou mentira? Quantas vezes pensa: vou preparar esta refeição só para mim e comê-la em paz? Vou passar uma hora do meu domingo a tratar da minha pele? Vou meditar todas as manhãs durante 15 minutos?  

Para mim, isso não representa o que é ser mulher. Não podemos (nem queremos!) deixar-nos levar pelo ritmo errado do nosso ambiente, em que somos forçadas a dar demasiado de nós e a esquecermo-nos de retribuir tudo isso. E é aqui que entra o sef-care, essa coisa maravilhosa de cuidarmos bem de nós. A minha visão deste termo está muito ligada à Ayurveda, um dos mais antigos sistemas medicinais, desenvolvido na Índia. Através da dieta, de plantas medicinais, de práticas de cuidado físico e mental, a Ayurveda procura o equilíbrio do nosso sistema.

Acredito em tudo isso e na importância de uma estilo de vida natural, por contraste ao que a indústria nos promove diariamente. Mas para mim, essa prática de cuidarmos de nós mesmas começa, antes de mais, na nossa mente. Para além das rotinas de que vou falar agora, há uma coisa muito importante que deve fazer: elimine pensamentos maus relativamente a si própria. É destrutivo e não a leva a lado nenhum - não a vão tornar mais bonita, não lhe vão dar mais energia, não a fazem mais feliz. 


Massagem facial com Gua Sha

É, sem dúvida, um dos meus rituais de beleza e bem-estar preferidos, daí ter ficado tão contente por ter esta pedra mágica à venda na loja para todas vocês! É uma ferramenta modeladora dos traços da cara, toda feita em quartzo rosa, a pedra associada ao amor (e por isso perfeita para usarmos em nós próprias). Trabalha os tecidos e a circulação de fluídos faciais, para levantar as suas feições e reduzir o inchaço nos olhos, entre tantas outras coisas. Há um post em que falo em pormenor desta técnica, com um vídeo a exemplificar como a devem usar. 

Auto-massagem corporal

É bom quando nos massajam durante uma hora, mas é tão bom ou melhor ainda quando dedicamos esse tempo e nos auto-massajamos. Para além de ser extremamente relaxante e promover uma melhor circulação, estimular os órgãos internos e a linfa (responsável pela expulsão de toxinas), lubrificar as articulações, hidratar a pele - TANTOS benefícios, certo? -, é um momento em que fica completamente conectada ao seu corpo. Eu faço assim: aqueço muito ligeiramente um óleo natural, como o de coco, e massajo o meu corpo de cima para baixo, sem esquecer nenhuma parte. Deixo o óleo no corpo cerca de 10 a 15 minutos, para que penetre na pele, e depois tomo um banho de água morna. 

Exfoliação corporal com matcha

Já sabem que adoro matcha, tanto de o beber como de o usar na minha rotina de beleza. A exfoliação é daquelas rotinas maravilhosas, porque sente instantaneamente a pele com um toque hidratado e suave. Adoro usar o meu exfoliante de matcha, tanto na cara como no rosto, tanto pelas propriedades antioxidantes do matcha, como pelos óleos de jojoba e rícino, que penetram a pele em profundidade para a hidratar e nutrir. 

O poder das plantas medicinais 

Era com plantas medicinais que antigamente se curavam tantas coisas e não entendo como deixaram de ser a primeira opção. Há tantas e cada uma com os seus inúmeros benefícios. Cada produto que crio é a pensar em como posso potenciar a ação mágica destas plantas na sáude e bem-estar de todas as mulheres. Algumas das que mais gosto são a minha mistura CALMA, com reishi, shatavari e ashwagandha, que apoia o equilíbrio das emoções e da ansiedade; a SUPER FEMININA, uma mistura inteiramente vegetal que oferece uma boa dose de proteína (de cânhamo, ervilha, chia e abóbora), adaptogénios e enzimas que suportam a digestão. Qualquer uma delas, é feita inteiramente para cuidar e regenerar.


Parar e meditar

É dos meus momentos preferidos do dia. Logo de manhã, quando ainda mais ninguém em casa está acordado, sabe tão bem dispensar meia hora a meditar. É um desafio não ter qualquer pensamento na cabeça e é tão importante tentarmos. Vai ver que depois se sente mais relaxada e em paz, em vez de começar o dia logo numa correria e em stress. Meditar e beber um FOCO logo em seguida é a mistura mais eficaz para me manter focada todo o dia! Comece aos poucos e vai ver que, muito rapidamente, não conseguirá passar sem a sua meditação diária.