Não consegue adormecer?

BELEZA

NÃO CONSEGUE ADORMECER?

TEMOS 6 BOAS DICAS PARA SI!


Adormecer é um processo natural, por isso devia ser fácil.. certo? Ah, we wish. Entra na cama e faz aquele raciocínio de calcular quantas horas de sono tem pela frente. Depois fica ansiosa porque percebe que o tempo é insuficiente. Depois bebe chá de camomila. Nada resulta. Voltas e voltas na cama. Verifica novamente quantas horas de sono tem e são cada vez menos. Quando finalmente conseguiu adormecer, de manhã acorda com a sensação de que foi passada a ferro. E bebe café para tentar colmatar os danos. 

Sabemos que o sono é algo necessário para sobreviver e gozar a vida de boa saúde, no entanto os problemas de sono constituem uma situação bastante frequente, sendo que mais de metade das pessoas na idade adulta sofrem com questões relacionadas com o sono — como insónias, por exemplo —, ou já sofreram em algum momento da sua vida.

As principais causas da insónia podem ser de ordem psicológica, psiquiátrica, perturbações do ritmo circadiário e as perturbações intrínsecas do próprio sono (apneia, síndrome das pernas inquietas, entre outras). Podem ainda existir, principalmente entre os jovens, maus hábitos de sono. Muitos factores, como a excitação ou o stress emocional, podem determinar as horas de sono de uma pessoa e a forma como se sente ao despertar.

Apesar de se tratar de um problema muito comum, a boa notícia é que muitas vezes a solução para o problema depende de um conjunto de acções que estão ao nosso alcance: basta alterar alguns hábitos do quotidiano para passar a ter noites de sono tranquilas e de qualidade. É que não basta dormir, o sono tem de ser reconfortante. Procure permanecer tranquila e relaxada antes de se deitar, criando no seu quarto uma atmosfera que convide ao sono. Para isso, é necessária uma luz ténue, o mínimo de ruído possível e uma temperatura agradável no quarto. Ah, e arrumação (sim!).  


Deve também:

1- Deitar-se e levantar-se sempre à mesma hora, incluindo aos fins-de-semana;

2 - Jantar, no mínimo, duas horas antes de se deitar, e afastar-se do telemóvel;

3 - Se não conseguir adormecer em meia hora, levante-se e realize uma actividade tranquila, como ler, folhear uma revista ou ouvir música. Durante este período, evite ver televisão. Volte a deitar-se quando sentir sono;

4 - Faça exercício físico com regularidade (pelo menos uma caminhada diária); 

5 - Evite alimentos como o álcool, o café, o chá, o chocolate e os doces, uma vez que estes tendem a provocar excitação; 

6 - Transforme a sua água numa fórmula poderosa para um descanso regular e verdadeiramente regenerador com as nossas Gotas Dormir. Uma mistura de Plantas Medicinais que ajudam a combater o stress, aliviam a tensão e promovem um sono profundo e tranquilo. Basta misturar 4 pipetas cheias num copo de água ou colocá-las diretamente na boca.  Beba antes de jantar e novamente antes de dormir, se precisar. 


Normalmente, os nossos últimos pensamentos transformam-se em sonhos, e por isso quanto mais  pensamentos felizes tiver antes de dormir, melhor. Há quem faça listas com tudo aquilo que os faz sentirem-se gratos, há quem ouça podcasts de meditação, há quem reze ou fantasie em relação ao futuro. Gratidão leva a sentimentos de calma, põe tudo em perspetiva e relaxa — o que conduz ao sono. 

Às vezes, porém, o melhor é tentar não pensar em nada. Não se foque em nada que possa estimular ou acordar o cérebro. O que é que não deve definitivamente pensar? Em trabalho, ou coisas que tem para fazer no dia seguinte. Sobretudo porque o cérebro à noite tem tendência para tornar qualquer coisa numa catástrofe. Sem dormir, é difícil sentir gratidão, ser otimista e, imagine-se, ter sentido de humor. 


Bons sonhos!