Os Meus Adaptogénios Preferidos

BEM-ESTAR

TUDO SOBRE O PORQUÊ DE OS TOMAR

(PARA QUE NÃO TENHA MAIS DÚVIDAS)

Sempre fui apaixonada por plantas. Na alimentação, em casa, no cuidado diário, na Natureza… Mas a nossa relação ficou ainda melhor quando comecei a estudar e a compreender mais os adaptogénios. E não é por acaso que escrevo este post agora, durante o outono (e quase inverno). É que nestas alturas do ano eu aconselho mesmo o reforço dos nossos sistemas com estes elementos mágicos. Para isso, nada melhor do que vos falar mais em detalhe sobre cada um deles.

Os adaptogénios são plantas e cogumelos que beneficiam o nosso sistema imunitário. O seu uso como cura remonta à Medicina Tradicional Chinesa e à Ayurveda. Trabalham sobretudo o sistema imunitário, endócrino e neuroendócrino, responsável pela coordenação e regulação das atividades de todos os outros sistemas do nosso organismo. Os adaptogénios fazem verdadeira magia, porque ao mesmo tempo que a ajudam a controlar o stress e a ansiedade, também lhe dão mais energia.

O mais importante para sentir as diferenças no funcionamento do seu organismo, quer na energia, digestão ou foco, é a consistência na toma dos adaptogénios. Nada funciona de um dia para o outro, muito menos se não for encarado como uma rotina. É como fazer exercício ou comer bem - não adianta se for só de vez em quando. Pode tomar um adaptogénio por si só ou pode optar por misturas , em que vários adaptogénios são combinados com outros ingredientes, para efeitos mais específicos e eficazes. 

Que adaptogénio escolher e quando tomar?

Cada mulher tem as suas especificidades e necessidades, e deve escolher para si os adaptogénios que lhes dão resposta. Deve também respeitar as doses diárias, que sugiro sempre na embalagem de cada adaptogénio. Lembre-se que eles são suplementos à sua alimentação e não substituem comida inteira e verdadeira. 

Dependendo daquilo que procura, deve ter em conta também a hora do dia em que os toma. Por exemplo, de manhã, um matcha é essencial para mim, para me sentir desperta e com energia para tratar dos miúdos e depois começar a trabalhar. Um bom pequeno-almoço, reforçado com a Super Feminina por exemplo, também faz maravilhas (tem tudo o que nós Mulheres precisamos para um dia em cheio - proteína vegetal, plantas medicinais que equilibram o sistema hormonal, dose diária de verdes, colagénio vegetal, enzimas digestivos, probióticos, plantas medicinais e adaptogénios para a imunidade, beleza e bom humor) !

Por outro lado, ao final da tarde e noite, aposto mais em adaptogénios calmantes. Uma bebida com Calma, que tem reishi, ashwagandha e shavatari - um verdadeiro tónico tranquilizante! Ou Imunidade no final de um dia mais tenso e pesado. 

Umas dicas muito simples, se não sabe por onde começar:

Se sente que precisa de equilibrar o humor, sistema hormonal e os níveis de stress: Ashwagandha

Para fortalecer o sistema imunitário, reforçar a pele e reduzir inflamação e fadiga: Chaga

Para combater o stress e estimular a produção de dopamina, a “hormona do prazer”: Mucuna (anti-depressivo natural)

Se procura sentir-se mais relaxada e fortalecer o sistema imunitário: Reishi

Para estimular a concentração, o foco, a energia e o metabolismo: Matcha

Menos fadiga e mais resistência física?: Cordyceps

Equilíbrio hormonal e uma mãozinha extra na libido: Maca


A minha pele e o meu cabelo vão ficar mais bonitos?

Muitos dos problemas de pele e cabelo têm a ver com desequilíbrios hormonais ou são respostas do corpo ao nosso sistema nervoso. Daí que faça muito mais sentido tratar esses problemas de dentro para fora, do que propriamente usar produtos na pele ou no cabelo. Obviamente que isso também ajuda, mas devemos ir à causa do problema e, nesses casos, nada como regular o nosso organismo com a ajuda de uma alimentação equilibrada, hábitos saudáveis e de uns poderosos adaptogénios. 

Não é por acaso que criei recentemente a mistura Super Cabelo com amla, ashwagandha, açai e lucuma, entre outras plantas, para uma dose de vitaminais e minerais incríveis para a nutrição do seu cabelo, ou a Beleza Pura, com os poderes antioxidantes e anti-inflamatório da amla, schisandra e do açaí, a pensar no brilho e elasticidade da sua pele.

Pode juntar os adaptogénios, nas doses recomendadas, a bebidas e receitas, mas confesso que, assim com esta chuva e tempo frio, me sabem ainda melhor numa chávena quente de leite de amêndoa ou numas papas ou bolachas acabadas de fazer.

Deixo-vos a receita desta bebida. Não passo sem ela este Outono / Inverno. Acredito que me tem “carregado” nestes dias mais frios, cheios de trabalho, com crianças doentes, etc. Ajuda não só a fortalecer o sistema imunitário, como também a relaxar, aliviar ansiedade e stress.

Como fazer?

Aqueça 1 chávena de leite de amêndoa e coloque-o num copo liquidificador com:

  • 1 colher de chá de Calma

  • 1 colher de chá de Reishi

  • 1 colher de chá de Chaga

  • 1 colher de chá de Ghee

  • 1 pitada de baunilha

Bata bem, um minuto, para ficar tudo bem misturado, e beba na sua chávena preferida. Perfeito para depois de um dia intenso.

E por aí? Como prefere tomar os seus adaptogénios?